05 Set 2019 Artigo Viagens

6 passos a caminho do Turismo Responsável na Rota Vicentina

4 minutos de leitura

1 - Viaje lenta e profundamente

Alinhe o seu mind set para um plano mais eficiente e razoável, reduzindo o seu número de viagens e aumentando as suas estadias, de forma a imergir em cada local que visitar.

A Rota Vicentina não é de fácil acesso. Por isso, aproveite a oportunidade para ficar pelo menos uma semana na região e entrar no seu ritmo.

2 - Evite as multidões: os trilhos mais procurados e a época alta

Explore com consciência. O problema nunca são as pessoas a mais, mas a sua concentração em determinados locais.

A Rota Vicentina está espalhada por toda a região. São cerca de 750 km para caminhar e mais de 1000 para pedalar em BTT. Combine a maravilhosa costa com experiências rurais que não cessarão de o surpreender; não se junte às multidões de Verão mas considere visitar a região entre Novembro e Março se deseja sentir a natureza intacta à sua volta.

3 - Confirme se as empresas que escolheu estão comprometidas com a sustentabilidade

Fazer parte da rede da Rota Vicentina diz muito sobre uma empresa, já que são elas que apoiam o nosso investimento global não só no turismo como também em ferramentas de sustentabilidade, network adequado, standards de qualidade, etc. Mas vá mais longe e questione o seu fornecedor de serviços sobre as suas preocupações com o ambiente, com a identidade local ou a comunidade residente, e baseie a sua decisão nesses factores.

4- Seja um viajante local consciencioso

Tudo conta, desde o seu itinerário, à duração da sua estadia, às actividades que escolher, os meios de transporte, o que compra, com quem conversa, como gasta o seu dinheiro.

Antes de planear a sua viagem, leia as recomendações e sugestões da Rota Vicentina mas procure também outras fontes de informação. Estas ajudarão a mostrar-lhe o quão importante o seu papel pode ser quando cá estiver. Faça da sua viagem uma jornada conscienciosa e trará consigo muito mais do que boas memórias, deixará uma boa parte de si aqui.

5 - Faça-se ouvir

Dê-nos o seu feedback e contacte as autoridades se vir algo errado. Precisamos que a sua voz seja ouvida de forma a ajudar-nos a alcançar um maior investimento público em sustentabilidade na região.

6 - Proteja a natureza

Toda a região costeira é protegida e precisamos de turistas responsáveis para ajudar a preservá-la e mantê-la tão intacta quanto está hoje. Acampamento selvagem e parqueamento de autocaravanas em falésias parece algo maravilhoso, mas está a tornar-se um problema por causa do lixo e do impacto visual.

Respeite a lei e não pernoite na costa, não use as falésias para acampar, recolha o seu lixo, seja sanitário ou não. Siga os trilhos marcados e não recolha pedras, conchas, ou plantas pelo caminho.

Tags:

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
29 Nov 2019 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

O dia da Assembleia Geral da Rota Vicentina

3 minutos de leitura Clique para continuar a ler