Rota Vicentina no Congresso Brasileiro de Natureza, Turismo e Sustentabilidade
3 minutos de leitura
A presidente da Associação Casas Brancas, Marta Cabral, vai estar na 3.ª edição do Conatus – Congresso Natureza, Turismo e Sustentabilidade, que decorre entre os dias 30 de Junho e 03 de Julho em Bonito (Mato Grosso do Sul, Brasil), para falar sobre o projecto Rota Vicentina, que vai também ser apresentado hoje, 26, no II Seminário Internacional de Trilhas de Longo Curso, no Rio de Janeiro.
A representante da Casas Brancas – Associação de Turismo de Qualidade do Litoral Alentejano e Costa Vicentina, vai apresentar no Conatus 2013 o projecto Rota Vicentina, desde a sua concepção à implementação no terreno, bem como do balanço do primeiro ano de funcionamento, durante uma palestra agendada para as 14h30 (hora local), do dia 01 de Julho, Segunda-feira.
Durante o congresso, que tem contado em edições anteriores com centenas de participantes, estão agendadas várias reuniões paralelas, mesas redondas e também outras palestras sobre projectos de turismo de natureza de países como a Argentina, Brasil ou o México.
Ainda antes do Conatus 2013, esta quarta-feira, dia 26, a Rota Vicentina vai ser apresentada no II Seminário Internacional de Trilhas de Longo Curso, integrado no VII Fórum de Planejameto Turístico, a decorrer na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a par de projectos brasileiros como a ‘Trilha Transcarioca’ e o ‘Caminhos da Serra do Mar’.
O objectivo deste fórum é principalmente contribuir para a discussão sobre a implementação de percursos pedestres de longo curso, especialmente no que diz respeito a questões de planeamento, orçamento, implementação e geração de emprego.
Aproveitando ainda a deslocação ao Rio de Janeiro – e a convite do Centro Excursionista Brasileiro (CEB) – Marta Cabral vai também apresentar o projecto Rota Vicentina na sede desse que é o maior e mais antigo clube de montanhismo do país, criado há quase cem anos.
A participação nestes encontros é relevante para o desenvolvimento do projecto Rota Vicentina, não só pela divulgação junto de novos públicos e contactos com entidades de turismo públicas e privadas do Brasil e da América Latina, mas também pela aprendizagem com as diferentes realidades e experiências de outros projectos congéneres naquelas regiões.
Sobre a Rota Vicentina
A Rota Vicentina, inaugurada em Maio de 2012, consiste numa rota pedestre com 350 kms ao longo do Sw de Portugal, dividindo-se entre o Caminho Histórico, que percorre as principais vilas e aldeias, e o Trilho dos Pescadores, que segue os pequenos caminhos da costa que dão acesso às praias e pesqueiros da região.
A Rota Vicentina é uma iniciativa QREN, apoiada no Alentejo no âmbito do INALENTEJO, com co-financiamento FEDER de cerca de 244 mil euros, e no Algarve no âmbito do PO ALGARVE 21, com um investimento de cerca de 140 mil euros e co-financiamento FEDER de cerca de 90 mil euros.
Para mais informações:
- Website Rota Vicentina: www.rotavicentina.com
- Facebook Rota Vicentina: http://www.facebook.com/rotavicentina
- Website Casas Brancas: www.casasbrancas.pt
- Website Conatus 2013: www.conatus.org.br
- Website Seminário Internacional de Trilhas de Longo Curso: www.projetoparques.com/#!eventos/cfvg
- Website CEB: http://www.ceb.org.br