Trilhos, floresta e comunidade: encontro de Associados

5 minutos de leitura

S. Miguel. 7 de novembro de 2023.

Arrancamos ontem em Vale Juncal com o primeiro de uma série de encontros entre parceiros da Associação Rota Vicentina previstos para esta temporada.

E não poderíamos ter começado da melhor forma! Tivemos como ponto de partida o Monte da Choça, um dos locais que viu nascer a Rota Vicentina há 10 anos atrás, e onde fomos calorosamente recebidos por aquele que é considerado o “pai da Rota”, Rudolfo Müller.

Pelo Caminho Histórico…

O início da manhã foi marcado pelos sorrisos e pela boa disposição do reencontro e foi com esse espírito que realizamos a primeira atividade do dia – uma caminhada guiada pelo Rudolfo entre o seu alojamento e a Destilaria Junior Jacques. Juntaram-se ainda ao grupo: Afonso Pereira (proprietário da destilaria), Anabela Coimbra (Quinta das Beldroegas), António Falcão (Quinta do Chocalhinho), João Carvalho (Utopia Guesthouse), José Granja (Vicentina Transfers), Eduardo Santos, Luísa Rebelo (Casa da Seiceira), Ricardo Gonzalez (Bike Tours Portugal), José Oliveira (Junta de Freguesia de Odeceixe).

Durante a caminhada atravessamos uma vasta área ardida, em parte da etapa do Caminho Histórico que liga S. Teotónio a Odeceixe, e o grupo teve oportunidade de trocar ideias, em particular sobre o impacto que o incêndio de Agosto teve neste território e de como se poderá contribuir para a sua regeneração.

Deu-nos grande alento ver que apesar dos tons cinzas ao longo do caminho a natureza dá sinais de “vida”, já se veem muitos sobreiros e medronheiros com novas folhagens. Um desses medronheiros foi inclusive o maior exemplar alguma vez visto pelo grupo, deveria ter mais de 5 metros de altura e segundo o Afonso, aquela árvore teria provavelmente mais de 100 anos! Ao longo do percurso, em certas zonas, após as primeiras chuvas, o verde começa a dar novas cores à paisagem.

Caminhada do encontro de associados rota vicentina no caminho histórico

Visita à destilaria e prova de medronho

Depois de cerca de duas horas e meia de caminhada chegamos à Destilaria Junior Jaques onde além de uma prova de aguardentes de medronho (e que belos medronho já agora!), o Afonso apresentou-nos o projecto detalhadamente e de como alia a tradição à inovação.

Almoço e reunião em S. Miguel

E claro, depois de uma grande manhã, foi hora de um grande almoço. E tão bem recebidos que fomos pelo Ricardo, Miguel e Luz do Parque de Campismo de S. Miguel. À nossa espera tínhamos uma mesa bem composta no alpendre com vista para o jardim e um espetacular almoço em que a bela da açorda de bacalhau merece um destaque especial. Obrigado ao Restaurante Costa Alentejana pela gentileza de nos oferecer esta refeição!

Após o almoço, a conversa seguiu com a partilha do Kali, representante do restaurante ODX, sobre a forma como tem sido desenvolvido este projeto e de como tem tido um papel importante junto da comunidade e dos visitantes ao trazer diversidade cultural para esta zona. O Kali defendeu que a cultura poderá ser um meio para “agregar a região” e a comunidade.

Antes de encerrarmos o dia foram ainda debatidos vários temas, em particular um dos pontos críticos do Trilhos dos Pescadores – o troço perto da Praia da Amália, cuja solução ainda está a ser trabalhada. Sendo que desta conversa saiu a necessidade de dar continuidade e ênfase ao grupo de trabalho específico sobre Trilhos Pedestres.

Podermos estar mais próximos dos nossos parceiros, no território que nos une, deixa-nos de alma cheia e com vontade de mais. E não é que o próximo encontro de Associados é já para a semana em Salema!?

Acompanhem tudo nas nossas redes sociais: Instagram e LinkedIN. Até lá!

Tags:

Andreia Guerreiro

Alentejana de gema desde 1981, é amante da natureza, de todas as suas cores e formas. Na equipa da Rota Vicentina é Gestora de Associados.

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
17 Nov 2023 Artigo Viagens

Encontro Leading Quality Trails nas Aldeias Históricas de Portugal

5 minutos de leitura Clique para continuar a ler