A história do 1º evento público da Rota Vicentina: a Semana ID.
Há vários anos que um “evento de caminhadas” está em cima da mesa da Rota Vicentina, mas foi com a chegada do projecto ID que ganhou espaço para se realizar.
O ID pretende trabalhar a IDentidade como veículo de desenvolvimento de um turismo sustentável. Está, portanto, ancorado na comunidade e no seu contributo para uma economia e dinâmica socio-cultural enraizada, articulada e responsável.
A palavra “festival” era tentadora, mas a palavra tem sido sobreutilizado e queríamos sublinhar que este evento mais não é do que a dinâmica própria deste território, apenas mais condensada (numa semana) e reforçada na sua cadência e comunicação.
A ideia sempre passou por fazer este evento acontecer em época baixa, para termos a garantia da disponibilidade da própria comunidade, das empresas turísticas, de todo o território. Ter um evento que não é turístico mas que acolhe o turismo, que o convida a sair do “folheto” e entrar num registo mais verdadeiro, humano e também poético.
A Semana ID é uma mostra de tudo o que a Rota Vicentina quer representar. Os trilhos como teia de ligação física entre os lugares, a natureza, a cultura e a economia local de mãos dadas para redefinir, a cada dia e de forma consciente, a IDentidade deste território e a sua apresentação ao mundo.
Veja o vídeo da 1ª edição deste evento, em 2021:
Nasceu em Lisboa no ano de 1975. Na Associação Rota Vicentina assume o papel de Presidente da Direcção. Nos tempos livres, gosta de caminhar, andar de bicicleta, ler, yoga, silêncio e festas!