O dia da Assembleia Geral da Rota Vicentina

3 minutos de leitura

Quinta-feira, 28 de Novembro, foi dia de Assembleia Geral na Rota Vicentina.

Mais do que uma rede de trilhos, a Rota Vicentina é uma rede empresas associadas a uma causa. São elas que tornam possível o sonho de um futuro sustentável na região. Pequenos ou grandes negócios, familiares, feitos pessoas com sonhos, visão e convicções. Uma delas é fazer parte deste projecto.

Em pleno Outono, no dia 28 de Novembro, estas pessoas reuniram-se na Herdade do Cebolal, em Santiago do Cacém, para a 19ª Assembleia Geral da Associação Rota Vicentina.

Depois de um almoço subtilmente regado com os vinhos do Luís Mota Capitão e os petiscos da mãe, Isabel, foi tempo de reflectir sobre os investimentos do último ano, conversar e debater os desafios do futuro.

Os últimos 3 anos foram de uma enorme intensidade de investimento e mudanças na estrutura e oferta associada à Rota Vicentina, e por isso o ano de 2020 revela-se essencial para estabilizar o investimento feito e sobretudo alcançar os resultados previstos e tão necessários.

A rede de trilhos soma agora um total de 2.250 km, entre Walking e Cycling, dos quais cerca de 1.100 km estão marcados no terreno. Toda a manutenção é uma tarefa pesada, que contribui fortemente para a necessidade de envolvimento da comunidade e dinâmicas de voluntariado. Também na componente de sensibilização ambiental e sociocultural se revela essencial este envolvimento, sendo esta a essência do Projecto ID Rota Vicentina, em particular nas áreas mais carentes de dinâmicas no interior, agora mais acessíveis pela Rede de Percursos de BTT.

Insistir na organização da oferta em novos programas transversais à oferta actual é outra tarefa prioritária para o novo ano, que também deverá garantir às empresas associadas um maior e mais significativo retorno comercial do seu investimento. Articular públicos-alvo, canais e materiais vários para comunicar e promover a globalidade e as especificidades da oferta associada à RV é uma das ambiciosas, mas necessárias tarefas do Plano de Actividades discutido e aprovado em unanimidade nesta Assembleia.

Este é o caminho traçado diariamente por todos: equipa, associados, voluntários, proprietários, turistas e locais, que dão o melhor de si por um projecto. O sucesso da Rota Vicentina é o sucesso de todos. Obrigada!

Tags:

Beatriz Silvestre

Nasceu em Odemira no Verão de 1994. É uma apaixonada por sorrisos, por animais e pelas gentes. Na equipa da Rota Vicentina é responsável de marketing e comunicação.

As nossas sugestões

29 Set 2025 Artigo Comunidade

Calendário de Voluntariado – Outono 2025

Um Outono repleto de actividades e novidades! Manutenção vai chegar aos trilhos cicláveisA época de voluntariado está de volta e [...]

Leonor Pires
07 Ago 2025 Artigo Comunidade

Voluntariado de longa duração na Rota Vicentina: candidaturas abertas

A Rota Vicentina está a abrir duas vagas de voluntariado de longa duração, com bolsa mensal, para jovens entre os 18 e os 30 anos, a começar em janeir[...]

Margarida Portugal
01 Ago 2025 Artigo Viagens

Viajar em Família na Revista Blue Travel

A Revista Blue Travel dedicou o seu número de junho/julho ao tema “Viajar em Família”, dando um enorme destaque à Costa Alentejana e Vicentina logo [...]

Margarida Portugal
24 Jul 2025 Artigo Comunidade

Os nossos novos Associados

Novos Associados da rota Vicentina

Andreia Guerreiro
24 Jun 2025 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Uma nova Direção para o mandato 2025-2028

Programa intitula-se "Pelo Futuro Sustentável do Turismo de Natureza no Sudoeste de Portugal"Os Associados da Rota Vicentina elegeram,[...]

Margarida Portugal
24 Jun 2025 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Uma viragem na Governança da Rota Vicentina

Reflexões em tempos de mudançaHá três anos voltava de um Congresso no Brasil com um misto de entusiasmo e desencanto. Foi difícil [...]

Marta Cabral

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
18 Abr 2020 Notícia Gestão & Manutenção

Actividades de Educação Ambiental… Em casa!

1 minutos de leitura Clique para continuar a ler