O futuro da Rota Vicentina: encontro de Associados
3 minutos de leituraFurnas, Vila Nova de Milfontes. 22 de Junho de 2022.
Este encontro com os Associados da Rota Vicentina reservou o mais soalheiro dos dias para acontecer.
O programa do dia foi marcado por vários momentos de debate e reflexão sobre o modelo de gestão da Rota Vicentina, agora e no futuro.
Como podemos ajustar o actual modelo de liderança e funcionamento interno às necessidades reais?
Qual o potencial de diversificação e desenvolvimento das sinergias, parcerias e financiamento?
Qual o papel da Associação na pegada eco-social da dimensão turística da Rota Vicentina? E no desenvolvimento sustentável da região?
Perante tantos desafios, qual o propósito emergente que queremos destacar?
Guiados por Maria Rute Costa e Xana Piteira, 19 Associados tiveram oportunidade de olhar para o (único e pioneiro) modelo de gestão da Associação – já com nove anos de histórico – rever os pontos fortes e frágeis do projecto e pensar possíveis caminhos.
Embora resultante de uma pequena amostra do universo de mais de 200 Associados da Rota Vicentina, este dia de debate construiu um assertivo leque de orientações, que reforçou como prioridades de investimento as áreas da sustentabilidade financeira, da capacitação e do envolvimento da comunidade local.
Em vésperas de eleições para os órgãos sociais da Associação, estas linhas orientadoras vindas da rede de Associados, representam o início de um novo ciclo para a Rota Vicentina. Um ciclo de maior envolvimento de todos num projecto que veio para ficar e que pertence realmente ao território.
Nasceu em Odemira no Verão de 1994. É uma apaixonada por sorrisos, por animais e pelas gentes. Na equipa da Rota Vicentina é responsável de marketing e comunicação.