01 Out 2022 Artigo Comunidade

13.º Festival de Observação de Aves e Actividades de Natureza em Sagres

5 minutos de leitura


1 a 5 de Outubro em Sagres


A Rota Vicentina estará presente no Festival Observação de Aves e Actividades de Natureza com sete actividades.

Como já vem sendo hábito, no início de Outubro rumamos até Sagres. Nós, e milhares de aves, que por esta altura sobrevoam os céus e elegem o Sul de Portugal como ponto de passagem em direcção às terras quentes de África.

É este momento tão especial que levou à criação do Festival de Observação de Aves e Actividades de Natureza, promovido pelo Município de Vila do Bispo, a Associação Almargem e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Na 13.º edição deste festival, que decorre entre 1 e 5 de Outubro, a Rota Vicentina irá participar com sete actividades:

  • Sábado, 1 de Outubro

    Caminhada de manutenção no Trilho dos Pescadores

    Esta caminhada de manutenção percorre um troço do Trilho dos Pescadores, entre Sagres e a praia da Ingrina, ao longo de 10 km. Com partida do Jardim de Sagres, junto ao posto de turismo, Ricardo González (Bike Tours Portugal), padrinho desta etapa, guiará o grupo por uma das etapas mais desafiadoras da Rota Vicentina, que devolve a dureza da caminhada com a grandiosidade das falésias calcárias, de formas singulares, adornadas por belíssimas praias. Ao longo deste percurso encontrará excelentes locais para observação de aves, como por exemplo o melro-azul e a gralha-de-bico-vermelho.

  • Domingo, 2 de Outubro

    Caminhada de manutenção no Caminho Histórico e Trilho dos Pescadores na Rota Vicentina

    Esta caminhada de 14 km permitirá conhecer as duas Grandes Rotas da Rota Vicentina (o Caminho Histórico e o Trilho dos Pescadores), deixando ao mesmo tempo uma pegada positiva. Ao longo do trilho, far-se-á uma revisão do estado da sinalética, procedendo à manutenção necessária (pinturas de marcas). A actividade é gratuita, mas aceitamos donativos para apoiar a manutenção dos trilhos da Rota Vicentina.

    Pedalar na Rota Vicentina

    Neste passeio de bicicleta guiado percorremos um troço de 29 km no percurso de Touring Bike da Rota Vicentina. Partindo do restaurante “O Vigia”, seguiremos em direção a Sagres, Vila do Bispo, Ponta d’Aspa, regressando depois ao ponto de partida. Numa pedalada acessível a todos, iremos alcançar o ponto mais elevado da costa algarvia (156m) – a Torre d’Aspa – e vislumbrar uma das mais belas panorâmicas da Costa Vicentina e, com sorte, olhando para o céu, seremos brindados com os elementos naturais que nos trazem a este Festival.

  • Segunda-feira, 3 de Outubro

    Formação “Como cuidar dos Trilhos Pedestres?”

    Os Trilhos Pedestres necessitam de uma atenção constante para garantir que quem usufrui deles o faz em total segurança e confiança! Na Rota Vicentina quem cuida deles? Como cuidam? É isso que vamos aprender! Iremos ainda mais longe, percebendo quais são os fundamentos da marcação, o material necessário e os cuidados a ter quando fazemos manutenção. Este momento formativo destina-se aos Padrinhos dos Trilhos Pedestres, assim como a potenciais aspirantes e outro público interessado. Formação com Irene Nunes, responsável pelas áreas dos Trilhos Pedestres e Voluntariado na Rota Vicentina.

    A Rota mais próxima… em Sagres!

    Dúvidas, preocupações, ideias e sugestões para novos caminhos a seguir pela Rota Vicentina: é esse o propósito desta sessão aberta.
    Seja sobre trilhos, voluntariado, rede de negócios locais, atividades culturais ou qualquer outro assunto ligado à Rota Vicentina, a equipa da Associação estará de braços e ouvidos bem abertos para si.

  • Terça-feira, 4 de Outubro

    Caminhada de sensibilização ambiental “Nativas vs Invasoras”

    2.ª edição da caminhada educativa guiada por Leonor Pires e Francisco de Sousa (ex-voluntários da Associação Rota Vicentina). Com pequenas atividades e transmissão de conhecimentos sobre flora autóctone e controlo de invasoras, ao longo de 3,5 km, no Trilho Ambiental do Castelejo. Parte desse percurso é coincidente com o Caminho Histórico e Percurso Circular da Cordoama da Rota Vicentina. A atividade é gratuita, mas poderá fazer um donativo para apoiar a manutenção dos trilhos da Rota Vicentina.

  • Quarta-feira, 5 de Outubro

    Exibição do documentário “A Costa das Cegonhas”

    A Rota Vicentina apresenta “A Costa das Cegonhas – Um retrato natural do Sudoeste” um vídeo-documentário sobre a Costa Alentejana e Vicentina, para distribuição nacional e internacional. Apresenta uma narrativa envolvente que aborda o papel do Homem no ecossistema da região, numa perspetiva geológica e antropológica, do modo de vida mais recente passando pelo momento atual e perspetivas de futuro. Veja o trailer no canal de Youtube da Rota Vicentina.

Para participar, é necessário inscrever-se através do site do Festival de Observação de Aves em www.birdwatchingsagres.com ou presencialmente no Secretariado do evento (Forte do Beliche, em Sagres).

As vagas em cada actividade são limitadas. Não perca tempo e migre com a Rota Vicentina até Sagres!

Tags:

Beatriz Silvestre

Nasceu em Odemira no Verão de 1994. É uma apaixonada por sorrisos, por animais e pelas gentes. Na equipa da Rota Vicentina é responsável de marketing e comunicação.

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
04 Out 2022 Artigo Comunidade

Manutenção dos Trilhos Pedestres com Universidade de Évora

2 minutos de leitura Clique para continuar a ler