01 Out 2022 Artigo Comunidade

13.º Festival de Observação de Aves e Actividades de Natureza em Sagres

5 minutos de leitura


1 a 5 de Outubro em Sagres


A Rota Vicentina estará presente no Festival Observação de Aves e Actividades de Natureza com sete actividades.

Como já vem sendo hábito, no início de Outubro rumamos até Sagres. Nós, e milhares de aves, que por esta altura sobrevoam os céus e elegem o Sul de Portugal como ponto de passagem em direcção às terras quentes de África.

É este momento tão especial que levou à criação do Festival de Observação de Aves e Actividades de Natureza, promovido pelo Município de Vila do Bispo, a Associação Almargem e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Na 13.º edição deste festival, que decorre entre 1 e 5 de Outubro, a Rota Vicentina irá participar com sete actividades:

  • Sábado, 1 de Outubro

    Caminhada de manutenção no Trilho dos Pescadores

    Esta caminhada de manutenção percorre um troço do Trilho dos Pescadores, entre Sagres e a praia da Ingrina, ao longo de 10 km. Com partida do Jardim de Sagres, junto ao posto de turismo, Ricardo González (Bike Tours Portugal), padrinho desta etapa, guiará o grupo por uma das etapas mais desafiadoras da Rota Vicentina, que devolve a dureza da caminhada com a grandiosidade das falésias calcárias, de formas singulares, adornadas por belíssimas praias. Ao longo deste percurso encontrará excelentes locais para observação de aves, como por exemplo o melro-azul e a gralha-de-bico-vermelho.

  • Domingo, 2 de Outubro

    Caminhada de manutenção no Caminho Histórico e Trilho dos Pescadores na Rota Vicentina

    Esta caminhada de 14 km permitirá conhecer as duas Grandes Rotas da Rota Vicentina (o Caminho Histórico e o Trilho dos Pescadores), deixando ao mesmo tempo uma pegada positiva. Ao longo do trilho, far-se-á uma revisão do estado da sinalética, procedendo à manutenção necessária (pinturas de marcas). A actividade é gratuita, mas aceitamos donativos para apoiar a manutenção dos trilhos da Rota Vicentina.

    Pedalar na Rota Vicentina

    Neste passeio de bicicleta guiado percorremos um troço de 29 km no percurso de Touring Bike da Rota Vicentina. Partindo do restaurante “O Vigia”, seguiremos em direção a Sagres, Vila do Bispo, Ponta d’Aspa, regressando depois ao ponto de partida. Numa pedalada acessível a todos, iremos alcançar o ponto mais elevado da costa algarvia (156m) – a Torre d’Aspa – e vislumbrar uma das mais belas panorâmicas da Costa Vicentina e, com sorte, olhando para o céu, seremos brindados com os elementos naturais que nos trazem a este Festival.

  • Segunda-feira, 3 de Outubro

    Formação “Como cuidar dos Trilhos Pedestres?”

    Os Trilhos Pedestres necessitam de uma atenção constante para garantir que quem usufrui deles o faz em total segurança e confiança! Na Rota Vicentina quem cuida deles? Como cuidam? É isso que vamos aprender! Iremos ainda mais longe, percebendo quais são os fundamentos da marcação, o material necessário e os cuidados a ter quando fazemos manutenção. Este momento formativo destina-se aos Padrinhos dos Trilhos Pedestres, assim como a potenciais aspirantes e outro público interessado. Formação com Irene Nunes, responsável pelas áreas dos Trilhos Pedestres e Voluntariado na Rota Vicentina.

    A Rota mais próxima… em Sagres!

    Dúvidas, preocupações, ideias e sugestões para novos caminhos a seguir pela Rota Vicentina: é esse o propósito desta sessão aberta.
    Seja sobre trilhos, voluntariado, rede de negócios locais, atividades culturais ou qualquer outro assunto ligado à Rota Vicentina, a equipa da Associação estará de braços e ouvidos bem abertos para si.

  • Terça-feira, 4 de Outubro

    Caminhada de sensibilização ambiental “Nativas vs Invasoras”

    2.ª edição da caminhada educativa guiada por Leonor Pires e Francisco de Sousa (ex-voluntários da Associação Rota Vicentina). Com pequenas atividades e transmissão de conhecimentos sobre flora autóctone e controlo de invasoras, ao longo de 3,5 km, no Trilho Ambiental do Castelejo. Parte desse percurso é coincidente com o Caminho Histórico e Percurso Circular da Cordoama da Rota Vicentina. A atividade é gratuita, mas poderá fazer um donativo para apoiar a manutenção dos trilhos da Rota Vicentina.

  • Quarta-feira, 5 de Outubro

    Exibição do documentário “A Costa das Cegonhas”

    A Rota Vicentina apresenta “A Costa das Cegonhas – Um retrato natural do Sudoeste” um vídeo-documentário sobre a Costa Alentejana e Vicentina, para distribuição nacional e internacional. Apresenta uma narrativa envolvente que aborda o papel do Homem no ecossistema da região, numa perspetiva geológica e antropológica, do modo de vida mais recente passando pelo momento atual e perspetivas de futuro. Veja o trailer no canal de Youtube da Rota Vicentina.

Para participar, é necessário inscrever-se através do site do Festival de Observação de Aves em www.birdwatchingsagres.com ou presencialmente no Secretariado do evento (Forte do Beliche, em Sagres).

As vagas em cada actividade são limitadas. Não perca tempo e migre com a Rota Vicentina até Sagres!

Tags:

Beatriz Silvestre

Nasceu em Odemira no Verão de 1994. É uma apaixonada por sorrisos, por animais e pelas gentes.

As nossas sugestões

30 Jan 2023 Aviso Viagens

Algo correu mal? Conte-nos tudo!

Partilhe connosco o problema que encontrou nos trilhos da Rota Vicentina.

Irene Nunes
04 Nov 2022 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Quer ajudar a Associação Rota Vicentina? Faça um donativo!

Pode ajudar a Rota Vicentina com o seu tempo, de forma pontual ou contínua, ou com um contributo financeiro, através de um donativo.

25 Out 2022 Artigo Viagens

Onde comprar mapas e guias da Rota Vicentina?

Está a planear a sua caminhada no Trilho dos Pescadores ou no Caminho Histórico? Saiba onde encontrar os mapas e guias de campo oficiais da Rota Vicentin[...]

10 Out 2022 Aviso Viagens

Aviso aos caminhantes: corte de árvores em S.Martinho das Amoreiras

Há um corte de árvores que dificulta passagem no Percurso Circular S. Martinho das Amoreiras.

Irene Nunes
04 Out 2022 Clipping Viagens

Rota Vicentina no jornal britânico The Guardian

Jornal britânico “The Guardian” destaca Rota Vicentina como um dos melhores destinos de caminhada na Europa.

Beatriz Silvestre
05 Ago 2022 Artigo Comunidade

Na Agenda Rota Vicentina, cabe tudo e mais um par de botas!

A Agenda da Rota Vicentina celebrou 2 anos e neste artigo mostramos tudo o que nela cabe! Spoiler: é mesmo tudo e mais um par de botas!

Delphine Attali

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
04 Out 2022 Artigo Comunidade

Manutenção dos Trilhos Pedestres com Universidade de Évora

2 minutos de leitura Clique para continuar a ler