Há quem lhe chame praia da Bordeira, outros conhecem-na como praia da Carrapateira. Toponímia à parte, é inegável a amplitude do seu areal, tornando-a uma praia muito singular.
Neste local, além da passagem do Trilho dos Pescadores e Caminho Histórico (na aldeia da Bordeira mais para interior) concentram-se um elevado número de Percursos Circulares da Rota Vicentina, que levam o caminhante a conhecer estas belas paisagens. Entre os vários Trilhos Pedestres da Rota Vicentina, o que atravessa efectivamente o areal é o Trilho dos Pescadores, muito próximo do mar.
Numa acção de monitorização do impacto dos nossos Trilhos Pedestres, fomos à Praia da Bordeira e atravessámos a praia na parte mais interior para explorar a vegetação dunar existente.
Infelizmente, mas não surpreendentemente, continuamos a ver enormes quantidades de lixo “escondido” pelas dunas, no areal mais para interior. Este lixo chega lá de várias formas, mas só tem uma origem – o Ser Humano. Encontra-se de tudo, do mais ao menos provável, e com a nossa passagem decidimos fotografar algumas coisas que encontrámos, procurando sensibilizar quem estiver a ler.
Vamos lá voltar e esperamos que muitas pessoas se juntem a nós. Temos uma acção de limpeza de praia planeada para o dia 27 de Março de 2023. Vamos recolher lixo, plásticos, microplásticos, o que aparecer… Não vamos conseguir tirar todo o lixo, mas não fazer nada não é uma opção.
Se tens vontade de contribuir para esta limpeza da praia da Bordeira (27 de Março) ou outras acções de conservação da natureza, inscreve-te, junta-te a nós e traz pessoas contigo. Toda a ajuda é bem-vinda!
Arquitecta Paisagista de formação, sempre esteve ligada à Natureza. Leonor adora plantas, música, artesanato, desenhar e caminhar ao ar livre. O Alentejo é a sua casa.