Que bela seria a Praia da Bordeira se…

3 minutos de leitura

Há quem lhe chame praia da Bordeira, outros conhecem-na como praia da Carrapateira. Toponímia à parte, é inegável a amplitude do seu areal, tornando-a uma praia muito singular.

Neste local, além da passagem do Trilho dos Pescadores e Caminho Histórico (na aldeia da Bordeira mais para interior) concentram-se um elevado número de Percursos Circulares da Rota Vicentina, que levam o caminhante a conhecer estas belas paisagens. Entre os vários Trilhos Pedestres da Rota Vicentina, o que atravessa efectivamente o areal é o Trilho dos Pescadores, muito próximo do mar.

Numa acção de monitorização do impacto dos nossos Trilhos Pedestres, fomos à Praia da Bordeira e atravessámos a praia na parte mais interior para explorar a vegetação dunar existente.

Infelizmente, mas não surpreendentemente, continuamos a ver enormes quantidades de lixo “escondido” pelas dunas, no areal mais para interior. Este lixo chega lá de várias formas, mas só tem uma origem – o Ser Humano. Encontra-se de tudo, do mais ao menos provável, e com a nossa passagem decidimos fotografar algumas coisas que encontrámos, procurando sensibilizar quem estiver a ler.

Vamos lá voltar e esperamos que muitas pessoas se juntem a nós. Temos uma acção de limpeza de praia planeada para o dia 27 de Março de 2023. Vamos recolher lixo, plásticos, microplásticos, o que aparecer… Não vamos conseguir tirar todo o lixo, mas não fazer nada não é uma opção.

Se tens vontade de contribuir para esta limpeza da praia da Bordeira (27 de Março) ou outras acções de conservação da natureza, inscreve-te, junta-te a nós e traz pessoas contigo. Toda a ajuda é bem-vinda!

Tags:

Leonor Pires

Arquitecta Paisagista de formação, sempre esteve ligada à Natureza. Leonor adora plantas, música, artesanato, desenhar e caminhar ao ar livre. O Alentejo é a sua casa.

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
13 Mar 2023 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

10 anos de Rota Vicentina na revista Ambitur

1 minutos de leitura Clique para continuar a ler