13 Mar 2024 Artigo Comunidade

Localidades: encontro de Associados

3 minutos de leitura

Porto Covo, 6 de março de 2024.

No passado dia 6 de março realizamos o nosso 4º Encontro de Associados em época baixa, na freguesia de Porto Covo, concelho de Sines, para abordarmos o tema Localidades – Território Norte da Rota Vicentina.

Reunimo-nos junto ao painel da Rota Vicentina, no largo do Mercado, num cenário que nos deslumbra sempre que lá passamos, as paredes caiadas de branco e com barras azuis, o verde vibrante do jardim central e ao fundo da rua principal um oceano sem fim.

Da parte da manhã fizemos o Percurso Circular “Praia do Sissal” guiado pelo Padrinho da etapa “Porto Covo – Vila Nova de Milfontes”, António Moura, Restaurante Lamelas, onde houve também oportunidade do Joaquim Parrinha, da Ecoalga, partilhar com o grupo informações arqueológicos sobre aquela zona. A paisagem deste percurso, que se cruza em boa parte com a etapa do Trilho dos Pescadores, é deslumbrante, tão pura junto à costa quanto rica ao passar sobre os campos que nesta altura já se vestem de amarelo, violeta e branco.

Pessoas a caminhar na Rota Vicentina
Dois associados da Rota Vicentina a conversar

Para repor as energias, almoçamos na Pizzaria Restaurante La Bella Vita, onde fomos calorosamente recebidos por toda a equipa da Antoinette Habraken, os pratos estavam uma delicia e o convívio foi maravilhoso.

Da parte da tarde, na sede da Junta de Freguesia de Porto Covo, que gentilmente nos cedeu a sala, começamos com a apresentação, pelo António Moura, da Associação de Empresários “Porto Covo Todo o Ano”, uma Associação que nasceu da vontade dos empresários locais de contrariar a sazonalidade no sector do turismo e acrescentar mais valor à Freguesia. Neste momento já conta com mais de 100 empresários.

Pessoas a almoçar no restaurante La Bella Vita em Porto Covo

O momento de reflexão continuou com um debate livre e troca de ideias sobre os trilhos a norte do território da Rota Vicentina. Novos trilhos, alterações devido a novas infraestruturas e desvios para mitigar dificuldades foram os temas tratados.

Para terminar esse dia, estivemos a construir o mapa das identidades locais, segundo a metodologia WeLand, que consiste em mapear as características arquitetónicas, sociais, ambientais e económicas de um território, de modo a poder destacar as dinâmicas à escala micro-local.

Duas pessoas a debater sobre a Rota Vicentina
Homem a apontar para mapa

E assim chegou ao fim mais um Encontro de Associados e estamos prontos para o próximo!

Tags:

Andreia Guerreiro

Alentejana de gema desde 1981, é amante da natureza, de todas as suas cores e formas. Na equipa da Rota Vicentina é Gestora de Associados.

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
02 Abr 2024 Artigo Viagens

Finalmente, choveu! Como estão os trilhos da Rota Vicentina?

2 minutos de leitura Clique para continuar a ler