A paisagem que escolhemos: o novo vídeo da Rota Vicentina

5 minutos de leitura

O 3.º vídeo da Rota Vicentina não é mais do mesmo!

A Associação Rota Vicentina celebra 10 anos no dia 5 de Junho de 2023, curiosamente, o Dia Mundial do Ambiente. Para celebrar este dia, vamos finalmente apresentar o novo vídeo promocional: “A paisagem que escolhemos”.

Tudo começou em 2021, quando surgiu a necessidade de dar um passo em frente na comunicação da Rota Vicentina (RV). Em alinhamento com um caminho de crescente aproximação à comunidade deste território, quisemos explorar um importante prisma da relação dessa comunidade com o turismo que a RV representa.

O primeiro exercício foi olhar para o histórico de vídeos produzidos, concretamente os 2 “promocionais” que marcaram a marca Rota Vicentina®.


The more you walk the more you feel alive

Os primeiros passos deram-se em 2012 com o “Two Steps to Freedom”, uma narrativa de um caminhante clássico que percorre a região a pé e descobre os seus encantos. Foi um vídeo muito elogiado, pelo carácter inovador do próprio produto (numa época em que a promoção turística de destinos de caminhada era pouco atractiva), mas talvez também por quebrar uma barreira que na publicidade é quase tabu, que é o tema da autenticidade. Actores e figurantes voluntários da comunidade, recolha de imagens francamente diluída no território, uma estética assente no olhar do caminhante, enfim, um forte compromisso com a verdade que é a essência da Rota Vicentina e de que tanto nos orgulhamos.


Olha por mim, cuida de mim, respira a minha paz […] everything is growing, except nature, nature isn’t growing.

Em 2018 lançámos o vídeo “Amor a esta Terra”, num desafio para encontrar o que nos une, habitantes e visitantes, portugueses e estrangeiros. Rapidamente encontramos o amor a esta terra como denominador comum, aquele em que queremos investir, conectar, ampliar. Um cuidado com o futuro, a ideia de que queremos olhar para um crescente fluxo de pessoas como algo construtivo, consciente e articulado em favor de um bem comum, um território equilibrado e acolhedor, onde cada um faz a sua parte para contribuir para esse equilíbrio.


São as nossas escolhas que definem que paisagem é que nos rodeia”. “O turista vem ver a paisagem e o que é a paisagem? a paisagem é agricultura! […] Comer é um acto político. […] A mão que semeia é a da colheita, mão que respeita, mãos!”

A produção de um terceiro vídeo foi ponderada, e entendemos que a vontade de contribuir positivamente para o equilíbrio do território nem sempre é suficiente, é preciso saber como. Com o ordenamento do território visto como um dos principais desafios do Sudoeste de Portugal, quisemos convidar todos a olhar para a paisagem que tanto apreciamos com mais consciência. Quem a garante? Quem a produz? Quem a planta e alimenta? Quem a consome e financia? A economia local e circular é vista como uma dimensão incontornável desta equação e o turismo pode e deve ter um papel cada vez mais visível.

Com esta nova produção, a que chamámos “A paisagem que escolhemos”, a Associação Rota Vicentina assume a sua estratégia de comunicação assente em conteúdos de sensibilização que motivem soluções, uma reflexão conjunta e progressiva acerca do papel do turismo em territórios tão atractivos quanto frágeis. Em trazer o protagonismo para quem faz de um território o que ele é, que somos todos nós, em conjunto, quando assumimos o papel que nos cabe e que muitas vezes tem que nos ser apresentado de forma clara e inspiradora.

Podem assistir ao novo vídeo aqui.

Tags:

Marta Cabral

Nasceu em Lisboa no ano de 1975. Na Associação Rota Vicentina assume o papel de Presidente da Direcção. Nos tempos livres, gosta de caminhar, andar de bicicleta, ler, yoga, silêncio e festas!

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
04 Jun 2023 Editorial Gestão & Manutenção

Voluntariado em Maio e Junho

3 minutos de leitura Clique para continuar a ler