30 Jan 2023 Aviso Viagens

Algo correu mal nos trilhos? Conte-nos tudo!

3 minutos de leitura

Partilhe connosco o problema que encontrou nos trilhos da Rota Vicentina.

Desde que começamos esta aventura dos Trilhos Pedestres, sabíamos que os nossos grandes aliados para manter nos trinques esta rede de trilhos – pedestres e cicláveis –  seriam quem usufrui dos mesmos, ou seja, caminhantes e ciclistas – visitantes ou residentes! A pequena equipa da Rota Vicentina não consegue estar presente diariamente em cada um dos percursos, mas importa estarmos informados para irmos o mais rapidamente possível resolver o problema identificado.

O e-mail era o nosso principal meio de comunicação, mas para sermos ainda mais rápidos e eficazes, criamos um formulário para reportar ocorrências. Este instrumento, que tem como objectivo primeiro garantir a qualidade e a sustentabilidade do acesso aos trilhos, também servirá como um instrumento de reporte e ligação com os actores ligados aos trilhos (utilizadores, proprietários, entidades locais). 

Cada caminhante, um actor activo que contribui para a qualidade dos trilhos

Cada utilizador de um trilho, caminhante ou ciclista, frequente ou não, residente ou visitante, poderá ter informação relevante para partilhar com a Associação Rota Vicentina. Assim sendo, essa pessoa torna-se parte activa do sistema de monitorização e manutenção dos trilhos!

O formulário de report de ocorrência: como funciona?

Qualquer anomalia (marcação, manutenção, conflito de utilização, atentados ao meio ambiente, etc.) será reportada através deste formulário. Caso seja um problema que não é da competência da Rota Vicentina, o mesmo será reportado à autoridade que tratará de acompanhar e resolver a anomalia.

Exemplo de report de ocorrência: árvore caída no meio do trilho

Não poderia ser mais fácil! Acessando ao formulário através do botão no rodapé do site Rota Vicentina, é só seguir e responder às perguntas. É simples e intuitivo! Pode preencher o formulário ainda no local ou no regresso a casa. A nossa dica é guardar esta ligação nos atalhos no seu telemóvel / computador.

Para uma rápida e eficaz intervenção, é fulcral ter o máximo de informação possível: localização, referência ao trilho, localização precisa da anomalia (idealmente com ponto GPS), natureza do problema. Os dados de contacto também podem ser relevantes, caso precisemos de mais detalhes e/ou para dar feedback.

O envolvimento de cada um na comunicação de anomalias do terreno é um factor essencial para garantir a máxima qualidade dos trilhos da Rota Vicentina. Cada reporte é para nós fundamental. Agradecemos toda a colaboração!

Tags:

Irene Nunes

Irene Nunes nasceu em França, em 1986. Formou-se em Relações Internacionais, mas foi no Ecoturismo e Educação Ambiental que encontrou o seu caminho. As várias experiências de turismo, natureza e cultura inspiraram o seu percurso e trouxeram-na até ao Sudoeste de Portugal, onde é, desde 2017, responsável pelas áreas de Trilhos Pedestres e Voluntariado na Associação Rota Vicentina.

As nossas sugestões

27 Nov 2025 Artigo Comunidade

Participa na nossa próxima sessão fotográfica!

Queres fazer parte de uma nova sessão fotográfica nos Trilhos da Rota Vicentina?A Rota Vicentina está a preparar um shooting fotogr[...]

Martina Tosi
17 Out 2025 Artigo Comunidade

Rota Vicentina vai ter um Centro de Acolhimento e Interpretação

Queremos ouvir a sua opinião!A Rota Vicentina vai criar um pequeno Centro de Acolhimento e Interpretação nas suas instalações em O[...]

Margarida Portugal
15 Out 2025 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Lixo no Trilho dos Pescadores: um problema inadiável

Rota Vicentina promove campanha de alerta e sensibilização   O aumento do número de caminhantes no T[...]

Margarida Portugal
29 Set 2025 Artigo Comunidade

Calendário de Voluntariado – Outono 2025

Um Outono repleto de actividades e novidades! Manutenção vai chegar aos trilhos cicláveisA época de voluntariado está de volta e [...]

Leonor Pires
07 Ago 2025 Artigo Comunidade

Voluntariado de longa duração na Rota Vicentina: candidaturas abertas

A Rota Vicentina está a abrir duas vagas de voluntariado de longa duração, com bolsa mensal, para jovens entre os 18 e os 30 anos, a começar em janeir[...]

Margarida Portugal
01 Ago 2025 Artigo Viagens

Viajar em Família na Revista Blue Travel

A Revista Blue Travel dedicou o seu número de junho/julho ao tema “Viajar em Família”, dando um enorme destaque à Costa Alentejana e Vicentina logo [...]

Margarida Portugal

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
06 Fev 2023 Aviso Viagens

CMT Fahrrad & WanderReisen: check!

2 minutos de leitura Clique para continuar a ler