12 Mar 2022 Opinião Comunidade

O testemunho do voluntário Manuel

3 minutos de leitura

Ser voluntário na Rota Vicentina

Manuel Monteiro foi voluntário de longa duração na Rota Vicentina entre 2021 e 2022


Olá a todos!

O meu nome é Manuel Monteiro, tenho 24 anos, sou natural de Odemira. Sou licenciado em Turismo e sou voluntário de longa duração na Rota Vicentina desde Setembro de 2021.

Esta oportunidade de voluntariado surgiu através do programa “Regenerar Odemira”, um projeto do Município de Odemira com o apoio do Corpo Europeu de Solidariedade dirigido para o população jovem entre os 18 e 30 anos, nacionais ou estrangeiros, onde a Associação Rota Vicentina também está inserida.

Foi com especial agrado que abracei este projecto, visto que a Rota Vicentina era uma Associação que me suscitava interesse pelo seu trabalho e a sua influência na região. O seu principal lema é trabalhar, em conjunto com a comunidade, para um futuro cada vez mais sustentável nesta região e para isso criou uma vasta rede de trilhos (pedestres e cicláveis) para os turistas terem a oportunidade de conhecer o que de bom há nesta região, tanto em termos de paisagens como de produtos locais. De Santiago do Cacém até Lagos, a Rota Vicentina tem uma vasta rede de associados e parceiros, com o objetivo de assegurar uma boa estrutura para quem está a percorrer os trilhos em simultâneo com o estímulo à economia local.

herdade do chocalhinho ubuntu grupo voluntários

O meu papel enquanto voluntário nesta associação divide-se muito entre manutenção no terreno e trabalho de escritório. Tem sido uma experiência muito gratificante, sinto que ainda posso aprender mais, tendo em conta a versatilidade de áreas distintas que se é abordada, seja no escritório ou no terreno, desde a manutenção dos trilhos à divulgação de eventos da agenda ou simplesmente por ir conhecendo as pessoas que fazem todo este motor descer e absorver algo das suas vivências.

Para além disto, o facto de poder conhecer locais extraordinários que me são relativamente próximos – e que até então desconhecia – é sem dúvida uma das “regalias” que eu mais aprecio ao trabalhar com esta associação. E claro, poder ajudar para uma Associação que contribui muito para a região onde cresci é sempre uma boa experiência, sobretudo pelos valores que transmitem.

Espero aprender muito neste período com todos os envolvidos!

Tags:

Manuel Monteiro

Nasceu em 1997 e é licenciado em turismo. Gosta da envolvência da natureza, especialmente quando há percursos de água por perto!

As nossas sugestões

25 Jun 2024 Artigo Comunidade

Novas candidaturas para voluntariado de um ano na Rota Vicentina

Tens entre 18 e 30 anos? Queres contribuir para um projeto de turismo responsável na Costa Alentejana e Vicentina?

Delphine Attali
27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
12 Mar 2022 Opinião Comunidade

“O mundo só muda, se nós mudarmos”

4 minutos de leitura Clique para continuar a ler