12 Mar 2022 Opinião Comunidade

O testemunho do voluntário Manuel

3 minutos de leitura

Ser voluntário na Rota Vicentina

Manuel Monteiro foi voluntário de longa duração na Rota Vicentina entre 2021 e 2022


Olá a todos!

O meu nome é Manuel Monteiro, tenho 24 anos, sou natural de Odemira. Sou licenciado em Turismo e sou voluntário de longa duração na Rota Vicentina desde Setembro de 2021.

Esta oportunidade de voluntariado surgiu através do programa “Regenerar Odemira”, um projeto do Município de Odemira com o apoio do Corpo Europeu de Solidariedade dirigido para o população jovem entre os 18 e 30 anos, nacionais ou estrangeiros, onde a Associação Rota Vicentina também está inserida.

Foi com especial agrado que abracei este projecto, visto que a Rota Vicentina era uma Associação que me suscitava interesse pelo seu trabalho e a sua influência na região. O seu principal lema é trabalhar, em conjunto com a comunidade, para um futuro cada vez mais sustentável nesta região e para isso criou uma vasta rede de trilhos (pedestres e cicláveis) para os turistas terem a oportunidade de conhecer o que de bom há nesta região, tanto em termos de paisagens como de produtos locais. De Santiago do Cacém até Lagos, a Rota Vicentina tem uma vasta rede de associados e parceiros, com o objetivo de assegurar uma boa estrutura para quem está a percorrer os trilhos em simultâneo com o estímulo à economia local.

herdade do chocalhinho ubuntu grupo voluntários

O meu papel enquanto voluntário nesta associação divide-se muito entre manutenção no terreno e trabalho de escritório. Tem sido uma experiência muito gratificante, sinto que ainda posso aprender mais, tendo em conta a versatilidade de áreas distintas que se é abordada, seja no escritório ou no terreno, desde a manutenção dos trilhos à divulgação de eventos da agenda ou simplesmente por ir conhecendo as pessoas que fazem todo este motor descer e absorver algo das suas vivências.

Para além disto, o facto de poder conhecer locais extraordinários que me são relativamente próximos – e que até então desconhecia – é sem dúvida uma das “regalias” que eu mais aprecio ao trabalhar com esta associação. E claro, poder ajudar para uma Associação que contribui muito para a região onde cresci é sempre uma boa experiência, sobretudo pelos valores que transmitem.

Espero aprender muito neste período com todos os envolvidos!

Tags:

Manuel Monteiro

Nasceu em 1997 e é licenciado em turismo. Gosta da envolvência da natureza, especialmente quando há percursos de água por perto!

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
12 Mar 2022 Opinião Comunidade

“O mundo só muda, se nós mudarmos”

4 minutos de leitura Clique para continuar a ler