12 Mar 2022 Opinião Comunidade

O testemunho do voluntário Manuel

3 minutos de leitura

Ser voluntário na Rota Vicentina

Manuel Monteiro foi voluntário de longa duração na Rota Vicentina entre 2021 e 2022


Olá a todos!

O meu nome é Manuel Monteiro, tenho 24 anos, sou natural de Odemira. Sou licenciado em Turismo e sou voluntário de longa duração na Rota Vicentina desde Setembro de 2021.

Esta oportunidade de voluntariado surgiu através do programa “Regenerar Odemira”, um projeto do Município de Odemira com o apoio do Corpo Europeu de Solidariedade dirigido para o população jovem entre os 18 e 30 anos, nacionais ou estrangeiros, onde a Associação Rota Vicentina também está inserida.

Foi com especial agrado que abracei este projecto, visto que a Rota Vicentina era uma Associação que me suscitava interesse pelo seu trabalho e a sua influência na região. O seu principal lema é trabalhar, em conjunto com a comunidade, para um futuro cada vez mais sustentável nesta região e para isso criou uma vasta rede de trilhos (pedestres e cicláveis) para os turistas terem a oportunidade de conhecer o que de bom há nesta região, tanto em termos de paisagens como de produtos locais. De Santiago do Cacém até Lagos, a Rota Vicentina tem uma vasta rede de associados e parceiros, com o objetivo de assegurar uma boa estrutura para quem está a percorrer os trilhos em simultâneo com o estímulo à economia local.

herdade do chocalhinho ubuntu grupo voluntários

O meu papel enquanto voluntário nesta associação divide-se muito entre manutenção no terreno e trabalho de escritório. Tem sido uma experiência muito gratificante, sinto que ainda posso aprender mais, tendo em conta a versatilidade de áreas distintas que se é abordada, seja no escritório ou no terreno, desde a manutenção dos trilhos à divulgação de eventos da agenda ou simplesmente por ir conhecendo as pessoas que fazem todo este motor descer e absorver algo das suas vivências.

Para além disto, o facto de poder conhecer locais extraordinários que me são relativamente próximos – e que até então desconhecia – é sem dúvida uma das “regalias” que eu mais aprecio ao trabalhar com esta associação. E claro, poder ajudar para uma Associação que contribui muito para a região onde cresci é sempre uma boa experiência, sobretudo pelos valores que transmitem.

Espero aprender muito neste período com todos os envolvidos!

Tags:

Manuel Monteiro

Nasceu em 1997 e é licenciado em turismo. Gosta da envolvência da natureza, especialmente quando há percursos de água por perto!

As nossas sugestões

30 Jan 2023 Aviso Viagens

Algo correu mal? Conte-nos tudo!

Partilhe connosco o problema que encontrou nos trilhos da Rota Vicentina.

Irene Nunes
04 Nov 2022 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Quer ajudar a Associação Rota Vicentina? Faça um donativo!

Pode ajudar a Rota Vicentina com o seu tempo, de forma pontual ou contínua, ou com um contributo financeiro, através de um donativo.

25 Out 2022 Artigo Viagens

Onde comprar mapas e guias da Rota Vicentina?

Está a planear a sua caminhada no Trilho dos Pescadores ou no Caminho Histórico? Saiba onde encontrar os mapas e guias de campo oficiais da Rota Vicentin[...]

10 Out 2022 Aviso Viagens

Aviso aos caminhantes: corte de árvores em S.Martinho das Amoreiras

Há um corte de árvores que dificulta passagem no Percurso Circular S. Martinho das Amoreiras.

Irene Nunes
04 Out 2022 Clipping Viagens

Rota Vicentina no jornal britânico The Guardian

Jornal britânico “The Guardian” destaca Rota Vicentina como um dos melhores destinos de caminhada na Europa.

Beatriz Silvestre
05 Ago 2022 Artigo Comunidade

Na Agenda Rota Vicentina, cabe tudo e mais um par de botas!

A Agenda da Rota Vicentina celebrou 2 anos e neste artigo mostramos tudo o que nela cabe! Spoiler: é mesmo tudo e mais um par de botas!

Delphine Attali

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
12 Mar 2022 Opinião Comunidade

“O mundo só muda, se nós mudarmos”

4 minutos de leitura Clique para continuar a ler