05 Ago 2022 Artigo Comunidade

Na Agenda Rota Vicentina, cabe tudo e mais um par de botas!

3 minutos de leitura

Ok, confesso, sou um pouco parcial, é verdade… mas quem se atreve a não concordar comigo? Passo a explicar:

Em primeiro lugar, é importante perceber que a Agenda Rota Vicentina dá para tudo: divulgar eventos junto de turistas, portugueses e estrangeiros, dar a conhecer iniciativas locais aos moradores, comunicar junto dos residentes do concelho vizinho
Pode-se divulgar aulas de pintura, visitas a ateliês, passeios de kayak, peças de teatro amador e profissional, concertos e jam sessions, mercados e workshops… Pode-se marcar jantares, passeios, piqueniques, etc…

De Santiago do Cacém, até Lagos, passando por Santa-Clara-a-Velha, Vila do Bispo, Vale Santiago, São Martinho das Amoreiras, Porto Covo, Carrapateira, Rogil… todos têm acesso à Agenda Rota Vicentina, para divulgar ou para consultar.

Desde a mais pequena iniciativa até a própria Semana ID, a Agenda Rota Vicentina, divulga isto tudo. É simplesmente maravilhosa. Oiçam bem: ma-ra-vi-lho-sa!

Em segundo lugar, fazer parte desta Agenda é super simples: é só preencher um formuláriozito, com detalhes da atividade e respetiva foto. E depois disso, a nossa equipa genial insere no website num tempo record.

infografia agenda rota vicentina eventos actividades o que fazer costa alentejana vicentina divulgar eventos

E enfim, vejam bem a promoção da Agenda! Também é formidável: uma campanha nas redes sociais simples e eficaz, com referência a todos (ou quase) os eventos. Um ritual da sexta-feira que já mais de 12.000 seguidores esperam cada semana.

Ah, e quase me esquecia: há ainda um grupo whatsapp para partilhar coisas: coisas como cartazes fotografados na rua, links de eventos no Facebook, ideias de companhias interessantes… coisas! A Agenda é de todos.

Para dar mais ênfase a esta ferramenta, foi criado o evento Semana ID, que procura divulgar a agenda e tudo o que de melhor acontece na região da Costa Alentejana e Vicentina. Já agora, a Agenda também promove a Semana ID. Coerente, não? Pois.

E agora um pouco mais a sério.
A Agenda Rota Vicentina existe porque o setor do turismo pode ser um dos caminhos de desenvolvimento da região. E todos nós queremos desenvolvimento para nossa região. Um desenvolvimento que se quer sustentável, assente na identidade local, um desenvolvimento à imagem da população local. Para isso, para que a oferta turística seja à nossa imagem, nós que vivemos aqui, é preciso que todos se envolvam no seu desenho. Porque queremos que os turistas possam consumir os eventos que realmente contribuem para o desenvolvimento da nossa região, aqueles que deixam uma pegada positiva neste território. Que turismo queremos? Todos deveriam ter a possibilidade de ajudar-nos a modelar o turismo e o nosso futuro.

Por essas razões todas, publiquem os vossos eventos e atividades na Agenda Rota Vicentina e partilhem a ferramenta com toda a vizinhança! Esta agenda é mesmo de todos!

agenda qrcode rota vicentina blog

 

Tags:

Delphine Attali

Nasceu em Montpellier, no sul de França, em 1982. Em 2005, muda radicalmente de vida e instala-se no Alentejo.  Na Rota Vicentina, faz a gestão do projecto ID, com o intuito de aproximar cada vez mais o setor do turismo e a comunidade local. Gosta de costura, leitura mas também de atividades ao ar livre!

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
24 Ago 2022 Artigo Comunidade

A Rota mais próxima em… Santiago do Cacém

2 minutos de leitura Clique para continuar a ler