Época de voluntariado 2025: balanço do 1º semestre
8 minutos de leituraMais de 250 quilómetros percorridos e 102 participações
Chegámos ao fim desta época de atividades de voluntariado e foi, sem dúvida, um semestre recheado de boa energia (e muita chuva!) com os nossos queridos voluntários.
Este artigo é especialmente dedicado a todos os que se juntaram a nós nesta missão de cuidar dos nossos trilhos e do nosso território!
É incrível perceber a rapidez com que as vagas das nossas atividades se esgotam, sempre que é lançado um novo calendário de voluntariado.
Neste primeiro semestre de 2025, lançámos dois calendários trimestrais, com algumas atividades de conservação da natureza e, principalmente, caminhadas de manutenção, realizando uma média de quatro atividades por mês.
Infelizmente, cancelámos algumas atividades — especialmente no mês de março — devido às chuvas intensas que cobriram todo o território. Mas, em contrapartida, fomos premiados com uma primavera prolongada, que aguarelou as paisagens que nos envolviam.

Vamos às contas?
“Que bom voltar a ver-vos!”, “Bem-vindos! Obrigada por se juntarem!” e “Quando é a próxima caminhada?”
São, sem dúvida, algumas das frases mais repetidas nestes encontros (e reencontros), que contam com a presença de voluntários regulares — aqueles que já participaram em muitas (mesmo muitas!) das nossas atividades — e também com voluntários que vêm pela primeira vez, seja porque viram algures o nosso cartaz de voluntariado, porque alguém lhes falou destas atividades ou simplesmente porque “estão pela região” e, finalmente, tiveram oportunidade de participar.
Neste primeiro semestre de 2025:
. Das 25 atividades planeadas, conseguimos realizar 14;
. Contámos com 102 participações;
. Ezra e Rozerin, voluntárias de longa duração na Rota Vicentina, acrescentaram 8 caminhadas de manutenção em autonomia;
. Com uma duração total de cerca de 165 horas;
. Completámos a manutenção leve de 250 km de uma extensa rede de trilhos pedestres.
Destacamos também o trabalho incansável das nossas voluntárias de longa duração através do Corpo Europeu de Solidariedade, Ezra e Rozerin, que é fundamental para suportar a gestão da manutenção, leve e pesada, dos trilhos pedestres e cicláveis.

Obrigado a todos!
Cruzámo-nos com imensos caminhantes: uns agradeceram e reconheceram o esforço; outros, curiosos, quiseram saber quem éramos e o que andávamos por ali a fazer. Recebemos sorrisos discretos, olhares surpresos e, até, alguns confusos!
No final das contas — das passadas dadas entre conversas, silêncios e risadas, das inúmeras marcas repintadas e do lixo recolhido pelo caminho, das trocas de conhecimento, fotografias e bons momentos — unem-se pessoas incríveis num propósito comum, e terminamos cada caminhada mais ricos do que quando começámos.
Agradecemos a todos por caminharem connosco, pelo empenho e pela dedicação!
Aqui ficam alguns dos seus testemunhos. Pode ser que inspirem outros leitores a juntarem-se a nós na próxima época de atividades!
Ana: “Obrigada pelo empenho!”
No início, em 2019, procurava um grupo de caminhadas para caminhar (…). Queria fazer das caminhadas algo mais presente na minha vida e estava disponível para conhecer novas pessoas. E, na verdade, tenho feito amigos para a vida! (…) Muito obrigada pela iniciativa, pela disponibilidade, pelo empenho e dedicação!

Carla: “Recomendo vivamente!”
“Experiência muito boa, é bom poder contribuir na manutenção dos trilhos que são importantes tanto para os locais como para os turistas que os percorrem, conhecer pessoas e fazer novas amizades. Recomendo vivamente estas atividades”

David: “Definitivamente a repetir!”
Vivendo na região pelo menos metade do ano quis perceber o que posso fazer para ajudar a manter a beleza da Natureza da região, aliado também com a minha curiosidade sobre aprender mais (…). Gostei bastante de todas as explicações dadas pelos guias da Rota Vicentina e de como tentaram envolver o grupo. (…) Definitivamente a repetir!

Elisa: “Continuem, por favor!”
Começou por ser uma desculpa para me deslocar ao longo de todo o ano a uma zona do país que adoro, juntando a isso o gosto pelas caminhadas, natureza, beleza e o sentido de responsabilidade cívica. (…) Recomendo sempre a todos que participem! Este trabalho da Rota é importantíssimo. Continuem, por favor!

Olivia: “A guia é excelente”
Gostei muito das caminhadas. Estavam sempre bem organizadas e houve uma boa comunicação na preparação. A guia da Rota Vicentina é excelente, mantém o grupo unido e sabe muitas informações interessantes. Foi uma ótima forma de descobrir novos percursos e conhecer pessoas com interesses semelhantes.

Katinka: “As caminhadas são divertidas”
Decidi inscrever-me nas caminhadas de voluntariado porque esta região tem um significado especial para mim e, nos últimos anos, tenho sentido cada vez mais desrespeito da parte de caminhantes e turistas em relação à natureza. (…) Recomendo definitivamente estas atividades a outras pessoas, porque as caminhadas são sempre muito divertidas e são também uma ótima oportunidade para quem está a aprender português.

Susana: “Extremamente importante”
A minha motivação foi estar na Natureza, conhecer novos trilhos e poder ajudar na sua conservação. (…) Recomendo e através do meu feedback uma amiga passou a ser voluntária. Estas atividades são de extrema importância tanto na recolha de lixo, desbaste de árvores e a sinalização de marcos para tornar os trilhos mais acessíveis.

Tânia: “Contribuir para a preservação”
O que me motivou a participar foi estar mais perto da natureza e poder dar um contributo para a conservação. E por adorar a costa vicentina e querer contribuir para a preservação deste habitat natural. E conhecer novas pessoas com interesses por atividades na natureza e ecologia.

Teresa: “Importante para o território”
Gostei muito da atividade: considero super importante para o território e para a consciência coletiva das pessoas, além de ter sido bastante agradável.

Arquitecta Paisagista de formação, sempre esteve ligada à Natureza. Leonor adora plantas, música, artesanato, desenhar e caminhar ao ar livre. O Alentejo é a sua casa.