Série de 12 episódios estreia na SIC Notícias e SIC Internacional para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos voluntários do programa LIFE Volunteer Escapes.
9 entidades nacionais, quase 200 voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade e 1 objectivo: a Conservação da Natureza.
A proteção ambiental e a conservação da biodiversidade guiam as 12 pequenas reportagens realizadas no âmbito do projecto LIFE Volunteer Escapes, parceiro da Rota Vicentina.
O 1.º episódio estreia Sexta-feira, dia 16 de Julho, às 13h25, sendo repetido Domingo pelas 8h45, na SIC Notícias, e durante a semana seguinte na SIC Internacional.
Na sequência, o 4º episódio, que irá ao ar no dia 6 de Agosto, é dedicado à Rota Vicentina. Nele poderá conhecer as acções de combate contra as plantas invasoras, manutenção dos Trilhos Pedestres e Educação Ambiental ao longo do Sudoeste de Portugal.
Todos os episódios são publicados no canal de Youtube do projecto Life Volunteer Escapes na segunda seguinte à emissão na SIC Notícias. Fiquem ligados!
O projeto LIFE Volunteer Escapes – Volunteer with European Solidarity Corps for Activities in Portugal with Ecological Sense, apoiado pelo programa LIFE, com uma parceria de âmbito nacional de 9 entidades, visa o acolhimento de voluntários, nacionais e internacionais, provenientes da plataforma Corpo Europeu de Solidariedade.
Conta com uma parceria alargada de 9 entidades de âmbito nacional e programas de voluntariado de longa duração (de 2 meses a 12 meses), com diferentes tipos de trabalhos e actividades relacionados com a protecção ambiental e conservação da natureza e da biodiversidade. Com atividades direccionadas principalmente para sítios Natura 2000 e espécies protegidas pela Directiva Aves e Habitats. Teve início a 01/01/2018 e o seu término será a 30/06/2021.
Irene Nunes nasceu em França, em 1986. Formou-se em Relações Internacionais, mas foi no Ecoturismo e Educação Ambiental que encontrou o seu caminho. As várias experiências de turismo, natureza e cultura inspiraram o seu percurso e trouxeram-na até ao Sudoeste de Portugal, onde é, desde 2017, responsável pelas áreas de Trilhos Pedestres e Voluntariado na Associação Rota Vicentina.