Caminho Histórico reconhecido com prémio “Best Of Responsible Trails”
O Caminho Histórico da Rota Vicentina foi galardoado pelo Responsible Trails, um sistema de gestão responsável de percursos pedestres e cicláveis, com o prémio “Best Of Responsible Trails” na categoria de “Conservação”.
Atribuído por um júri composto por Pedro Pedrosa (Responsible Trails), Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal) e Filipe Morato Gomes (ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses), após selecção de uma vasta lista de nomeados, este prémio avalia a conservação do percurso, quer ao nível do piso, quer da envolvente, e que estimula que os seus utilizadores se tornem parte do processo de conservação ambiental.

Para além de possuir uma estratégia precursora e eficaz na abordagem à sempre difícil questão da manutenção permanente do percurso, onde uma equipa profissional é complementada pelo envolvimento das comunidades e de ações de voluntariado regulares, esta rota promove de forma integrada a visitação e a conservação dos vários patrimónios locais, estimulando junto dos visitantes uma atitude responsável nas suas escolhas para com as comunidades visitadas.
Pedro Pedrosa, sobre o Caminho Histórico da Rota Vicentina (Tomar, 7 de Junho de 2022)
A entrega de prémios “Best Of Responsible Trails“, aconteceu em Tomar, durante o evento Vê Portugal – 8.º Fórum de Turismo Interno no dia 7 de Junho, numa cerimónia que se propôs destacar vários percursos, promotores e destinos nacionais que fazem parte do projecto Responsible Trails e se mantém activos no investimento e busca contínua da sustentabilidade.

O Caminho Histórico é um Trilho Pedestre desenhado pela Rota Vicentina, classificado como uma clássica Grande Rota (GR), que percorre o Sudoeste de Portugal ao longo de 263 km, desde Santiago do Cacém até ao Cabo de S. Vicente.
Este percurso está integrado na GR11/E9 que liga Sagres a S. Petersburgo e é também reconhecido, desde 2016, com a Certificação Europeia “Leading Quality Trails – Best of Europe”, da responsabilidade da European Ramblers Association, fazendo parte de um lote exclusivo dos melhores destinos de caminhada na Europa.
Nasceu em Odemira no Verão de 1994. É uma apaixonada por sorrisos, por animais e pelas gentes. Na equipa da Rota Vicentina é responsável de marketing e comunicação.