27 Jun 2022 Notícia Viagens

Caminho Histórico reconhecido como o percurso mais bem conservado de Portugal

3 minutos de leitura

Caminho Histórico reconhecido com prémio “Best Of Responsible Trails



O Caminho Histórico da Rota Vicentina foi galardoado pelo Responsible Trails, um sistema de gestão responsável de percursos pedestres e cicláveis, com o prémio “Best Of Responsible Trails” na categoria de “Conservação”.

Atribuído por um júri composto por Pedro Pedrosa (Responsible Trails), Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal) e Filipe Morato Gomes (ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses), após selecção de uma vasta lista de nomeados, este prémio avalia a conservação do percurso, quer ao nível do piso, quer da envolvente, e que estimula que os seus utilizadores se tornem parte do processo de conservação ambiental.


Para além de possuir uma estratégia precursora e eficaz na abordagem à sempre difícil questão da manutenção permanente do percurso, onde uma equipa profissional é complementada pelo envolvimento das comunidades e de ações de voluntariado regulares, esta rota promove de forma integrada a visitação e a conservação dos vários patrimónios locais, estimulando junto dos visitantes uma atitude responsável nas suas escolhas para com as comunidades visitadas.

Pedro Pedrosa, sobre o Caminho Histórico da Rota Vicentina (Tomar, 7 de Junho de 2022)


A entrega de prémios “Best Of Responsible Trails“, aconteceu em Tomar, durante o evento Vê Portugal – 8.º Fórum de Turismo Interno no dia 7 de Junho, numa cerimónia que se propôs destacar vários percursos, promotores e destinos nacionais que fazem parte do projecto Responsible Trails e se mantém activos no investimento e busca contínua da sustentabilidade.

O Caminho Histórico é um Trilho Pedestre desenhado pela Rota Vicentina, classificado como uma clássica Grande Rota (GR), que percorre o Sudoeste de Portugal ao longo de 263 km, desde Santiago do Cacém até ao Cabo de S. Vicente.

Este percurso está integrado na GR11/E9 que liga Sagres a S. Petersburgo e é também reconhecido, desde 2016, com a Certificação Europeia “Leading Quality Trails – Best of Europe”, da responsabilidade da European Ramblers Association, fazendo parte de um lote exclusivo dos melhores destinos de caminhada na Europa.

Tags:

Beatriz Silvestre

Nasceu em Odemira no Verão de 1994. É uma apaixonada por sorrisos, por animais e pelas gentes.

As nossas sugestões

30 Jan 2023 Aviso Viagens

Algo correu mal? Conte-nos tudo!

Partilhe connosco o problema que encontrou nos trilhos da Rota Vicentina.

Irene Nunes
04 Nov 2022 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Quer ajudar a Associação Rota Vicentina? Faça um donativo!

Pode ajudar a Rota Vicentina com o seu tempo, de forma pontual ou contínua, ou com um contributo financeiro, através de um donativo.

25 Out 2022 Artigo Viagens

Onde comprar mapas e guias da Rota Vicentina?

Está a planear a sua caminhada no Trilho dos Pescadores ou no Caminho Histórico? Saiba onde encontrar os mapas e guias de campo oficiais da Rota Vicentin[...]

10 Out 2022 Aviso Viagens

Aviso aos caminhantes: corte de árvores em S.Martinho das Amoreiras

Há um corte de árvores que dificulta passagem no Percurso Circular S. Martinho das Amoreiras.

Irene Nunes
04 Out 2022 Clipping Viagens

Rota Vicentina no jornal britânico The Guardian

Jornal britânico “The Guardian” destaca Rota Vicentina como um dos melhores destinos de caminhada na Europa.

Beatriz Silvestre
05 Ago 2022 Artigo Comunidade

Na Agenda Rota Vicentina, cabe tudo e mais um par de botas!

A Agenda da Rota Vicentina celebrou 2 anos e neste artigo mostramos tudo o que nela cabe! Spoiler: é mesmo tudo e mais um par de botas!

Delphine Attali

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
28 Jun 2022 Notícia Estratégia & Sustentabilidade

O futuro da Rota Vicentina: encontro de Associados

3 minutos de leitura Clique para continuar a ler