27 Jun 2022 Notícia Viagens

Caminho Histórico reconhecido como o percurso mais bem conservado de Portugal

3 minutos de leitura

Caminho Histórico reconhecido com prémio “Best Of Responsible Trails



O Caminho Histórico da Rota Vicentina foi galardoado pelo Responsible Trails, um sistema de gestão responsável de percursos pedestres e cicláveis, com o prémio “Best Of Responsible Trails” na categoria de “Conservação”.

Atribuído por um júri composto por Pedro Pedrosa (Responsible Trails), Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal) e Filipe Morato Gomes (ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses), após selecção de uma vasta lista de nomeados, este prémio avalia a conservação do percurso, quer ao nível do piso, quer da envolvente, e que estimula que os seus utilizadores se tornem parte do processo de conservação ambiental.


Para além de possuir uma estratégia precursora e eficaz na abordagem à sempre difícil questão da manutenção permanente do percurso, onde uma equipa profissional é complementada pelo envolvimento das comunidades e de ações de voluntariado regulares, esta rota promove de forma integrada a visitação e a conservação dos vários patrimónios locais, estimulando junto dos visitantes uma atitude responsável nas suas escolhas para com as comunidades visitadas.

Pedro Pedrosa, sobre o Caminho Histórico da Rota Vicentina (Tomar, 7 de Junho de 2022)


A entrega de prémios “Best Of Responsible Trails“, aconteceu em Tomar, durante o evento Vê Portugal – 8.º Fórum de Turismo Interno no dia 7 de Junho, numa cerimónia que se propôs destacar vários percursos, promotores e destinos nacionais que fazem parte do projecto Responsible Trails e se mantém activos no investimento e busca contínua da sustentabilidade.

O Caminho Histórico é um Trilho Pedestre desenhado pela Rota Vicentina, classificado como uma clássica Grande Rota (GR), que percorre o Sudoeste de Portugal ao longo de 263 km, desde Santiago do Cacém até ao Cabo de S. Vicente.

Este percurso está integrado na GR11/E9 que liga Sagres a S. Petersburgo e é também reconhecido, desde 2016, com a Certificação Europeia “Leading Quality Trails – Best of Europe”, da responsabilidade da European Ramblers Association, fazendo parte de um lote exclusivo dos melhores destinos de caminhada na Europa.

Tags:

Beatriz Silvestre

Nasceu em Odemira no Verão de 1994. É uma apaixonada por sorrisos, por animais e pelas gentes. Na equipa da Rota Vicentina é responsável de marketing e comunicação.

As nossas sugestões

13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
10 Ago 2023 Notícia Estratégia & Sustentabilidade

Campanhas de donativos pós-incêndios Agosto 2023

A Costa Alentejana e Vicentina continua deslumbrante, mas os incêndios dos últimos dias devastaram boa parte da área rural e florestal do coração da R[...]

Marta Cabral
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes
30 Jan 2023 Aviso Viagens

Algo correu mal nos trilhos? Conte-nos tudo!

Partilhe connosco o problema que encontrou nos trilhos da Rota Vicentina.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
28 Jun 2022 Notícia Estratégia & Sustentabilidade

O futuro da Rota Vicentina: encontro de Associados

3 minutos de leitura Clique para continuar a ler