Um filme que é um caso de sucesso
5 minutos de leitura“A paisagem que escolhemos” é um filme que nos enche de orgulho
O filme promocional “A paisagem que escolhemos” tem sido um notável caso de sucesso desde que foi lançado, em junho de 2023, para assinalar o 10º aniversário da Rota Vicentina.
Às seis distinções obtidas em diversos festivais de cinema ao longo de 2024 em festivais no Japão, Estados Unidos, Espanha, França, Grécia e Portugal, soma-se agora o 3º prémio no prestigiado World Best Tourism Film, competição promovida pelo Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo (CIFFT).
O galardão foi atribuído na categoria de Produtos Turísticos em dezembro de 2024.
Elogiadíssimo pelos júris que o distinguiram, o vídeo foi o culminar de uma trilogia crescente sobre o carácter e a identidade do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em que o protagonismo é dado a quem produz a paisagem, cuida e vive dela e simultaneamente da sua ligação ao turismo e a importância do papel dos visitantes.
Em linha com este sucesso, “A paisagem que escolhemos” vai integrar, a partir de abril, a oferta de filmes nacionais que a TAP Air Portugal vai exibir a bordo dos voos de longo curso. Assim, os passageiros que viajem de e para as Américas (Brasil, Estados Unidos, Canadá e Venezuela) e África (Luanda, Maputo e São Tomé) poderão ficar a conhecer o Sudoeste de Portugal pela voz das pessoas que o habitam.
Um filme pouco convencional
Com sete minutos de duração, “A paisagem que escolhemos” não é um vídeo promocional clássico. Alertando para a importância do papel do turismo na região, parte do princípio da responsabilidade partilhada entre quem tem um pedaço de terra na região e quem a visita, estabelecendo uma relação direta entre as escolhas de cada um e a forma como são determinantes para a paisagem.

Essas características foram, de resto, muito elogiadas pelo júri do World Tourism Film Awards que destacou a “simplicidade, honestidade e autenticidade” do vídeo, sublinhando que ele “trabalha para promover o Turismo com Identidade – um turismo que promove uma experiência emocional no visitante, baseada em produtos locais e no património do território ou da comunidade, e não numa atração exclusiva”.
Considerado um “filme completo” pelos jurados, o vídeo conquistou as atenções nacionais e internacionais pela “dinâmica” das conversas sobre a criação de uma cooperativa e a união para mostrar a riqueza que possuem através do turismo. Como dizem no filme: “A agricultura é turismo”, lê-se nas considerações dos júris.
Veja ou reveja aqui o filme:
Palmarés
Ao longo de 2024, o filme conquistou vários prémios em diferentes festivais:
– World’s Best Tourism Film – 3º lugar
– Cannes Corporate Media & TV Awards – Prata
– Japan World Tourism Film Festival – Ouro em Produtos Turísticos
– Terres – International Eco & Travel Film Festival – Gold Award
– Amorgos Tourism Film Festival – 1º Prémio em Produtos Turísticos
– Art&Tur – 2º Prémio em Produtos Turísticos
– US International Awards – Finalista
A opinião dos júris
“Estou muito impressionado com este filme, que faz um trabalho fantástico ao levantar o véu e falar sobre a interseção entre turismo e agricultura, ao mesmo tempo em que destaca os principais aspectos da região. É um trabalho muito oportuno. Muito bem feito.”
L. H., REINO UNIDO
“Um filme excelente, a sinergia entre agricultura, pesca, gastronomia e cultura oferece uma visão completa de um destino turístico.”
P., POLÔNIA
“Excelente mensagem sobre o valor da autenticidade local, turismo responsável, comida e seu valor combinado para o turismo. E como os viajantes podem escolher tais experiências e depois levar esses elementos-chave consigo como lembranças. É um vídeo muito bem estruturado e bem filmado. Memorável e envolvente.”
L., BÉLGICA
“Um vídeo de muito alta qualidade sobre um tema interessante. Também gostei muito de falar na sua própria língua e da escolha da música.”
E. M., LITUÂNIA
A Margarida é meia tripeira, meia alfacinha. É do Porto, mas viveu muitos anos em Lisboa. Vem do mundo do jornalismo, onde começou a carreira, tendo depois transitado para a área da comunicação institucional e assessoria de imprensa. Amante de palavras, gatos e filmes, tem vindo a descobrir no Alentejo um destino cheio de revelações.