27 Out 2022 Artigo Comunidade

Actividades de Sensibilização Ambiental com as escolas de Aljezur e Castelão

3 minutos de leitura

Outubro de 2022

Caminhada de sensibilização no Algarve + Sustentável e Actividade “A minha profissão” com o Jardim de Infância do Castelão

No dia 18 de Outubro acompanhámos uma turma de 5º ano, da Escola Básica de Aljezur (do Agrupamento de Escolas Professora Piedade Matoso), numa caminhada de sensibilização ambiental pelo Percurso Circular da Amoreira.

Esta actividade fez parte do programa do evento Algarve + Sustentável, que decorreu entre 18 e 22 de Outubro, em Aljezur.

Com um grupo grande e animado, começámos a caminhada junto da praia da Amoreira. O tempo estava tímido e ameaçava chover, mas alguns minutos depois o céu finalmente abriu-se para um dia fantástico.

Com os olhos postos na paisagem, subimos pelas terras xistosas e fomos descobrindo algumas plantas aromáticas, falando sobre a importância da biodiversidade e até encontrámos algumas espécies invasoras como o chorão e várias espécies de acácia.

Já nas areias a deslocação tornou-se mais difícil. Atrasámos o passo mas aproveitámos para saborear as bagas de camarinha!

Já no dia 21 de Outubro, fomos conhecer os pequenos exploradores do Jardim de Infância do Castelão (Agrupamento de Vila Nova de Milfontes) e fizemos uma actividade para mostrar aos mais novos algumas das tarefas que desempenhamos na manutenção dos trilhos e na conservação da natureza.

O dia estava um pouco chuvoso mas tal não impediu a vontade de ir lá para fora!  Levámos a “farda” de campo e na mochila algum do material que precisamos para a manutenção – frascos de tinta, moldes da sinalética, guias de campo e o mapa dos Trilhos Pedestres. Planeámos um pequeno trilho dentro do recinto da escola, desenhámos as folhas do Outono e (atrevidamente) ainda pusemos um pezinho nas poças de água!

Foram dias muito gratificantes!

Tags:

Leonor Pires

Arquitecta Paisagista de formação, sempre esteve ligada à Natureza. Leonor adora plantas, música, artesanato, desenhar e caminhar ao ar livre. O Alentejo é a sua casa.

As nossas sugestões

30 Jan 2023 Aviso Viagens

Algo correu mal? Conte-nos tudo!

Partilhe connosco o problema que encontrou nos trilhos da Rota Vicentina.

Irene Nunes
04 Nov 2022 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Quer ajudar a Associação Rota Vicentina? Faça um donativo!

Pode ajudar a Rota Vicentina com o seu tempo, de forma pontual ou contínua, ou com um contributo financeiro, através de um donativo.

25 Out 2022 Artigo Viagens

Onde comprar mapas e guias da Rota Vicentina?

Está a planear a sua caminhada no Trilho dos Pescadores ou no Caminho Histórico? Saiba onde encontrar os mapas e guias de campo oficiais da Rota Vicentin[...]

10 Out 2022 Aviso Viagens

Aviso aos caminhantes: corte de árvores em S.Martinho das Amoreiras

Há um corte de árvores que dificulta passagem no Percurso Circular S. Martinho das Amoreiras.

Irene Nunes
04 Out 2022 Clipping Viagens

Rota Vicentina no jornal britânico The Guardian

Jornal britânico “The Guardian” destaca Rota Vicentina como um dos melhores destinos de caminhada na Europa.

Beatriz Silvestre
05 Ago 2022 Artigo Comunidade

Na Agenda Rota Vicentina, cabe tudo e mais um par de botas!

A Agenda da Rota Vicentina celebrou 2 anos e neste artigo mostramos tudo o que nela cabe! Spoiler: é mesmo tudo e mais um par de botas!

Delphine Attali

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
31 Out 2022 Artigo Gestão & Manutenção

Voluntariado em Novembro, Dezembro e Janeiro

3 minutos de leitura Clique para continuar a ler