27 Out 2022 Artigo Comunidade

Actividades de Sensibilização Ambiental com as escolas de Aljezur e Castelão

3 minutos de leitura

Outubro de 2022

Caminhada de sensibilização no Algarve + Sustentável e Actividade “A minha profissão” com o Jardim de Infância do Castelão

No dia 18 de Outubro acompanhámos uma turma de 5º ano, da Escola Básica de Aljezur (do Agrupamento de Escolas Professora Piedade Matoso), numa caminhada de sensibilização ambiental pelo Percurso Circular da Amoreira.

Esta actividade fez parte do programa do evento Algarve + Sustentável, que decorreu entre 18 e 22 de Outubro, em Aljezur.

Com um grupo grande e animado, começámos a caminhada junto da praia da Amoreira. O tempo estava tímido e ameaçava chover, mas alguns minutos depois o céu finalmente abriu-se para um dia fantástico.

Com os olhos postos na paisagem, subimos pelas terras xistosas e fomos descobrindo algumas plantas aromáticas, falando sobre a importância da biodiversidade e até encontrámos algumas espécies invasoras como o chorão e várias espécies de acácia.

Já nas areias a deslocação tornou-se mais difícil. Atrasámos o passo mas aproveitámos para saborear as bagas de camarinha!

Já no dia 21 de Outubro, fomos conhecer os pequenos exploradores do Jardim de Infância do Castelão (Agrupamento de Vila Nova de Milfontes) e fizemos uma actividade para mostrar aos mais novos algumas das tarefas que desempenhamos na manutenção dos trilhos e na conservação da natureza.

O dia estava um pouco chuvoso mas tal não impediu a vontade de ir lá para fora!  Levámos a “farda” de campo e na mochila algum do material que precisamos para a manutenção – frascos de tinta, moldes da sinalética, guias de campo e o mapa dos Trilhos Pedestres. Planeámos um pequeno trilho dentro do recinto da escola, desenhámos as folhas do Outono e (atrevidamente) ainda pusemos um pezinho nas poças de água!

Foram dias muito gratificantes!

Tags:

Leonor Pires

Arquitecta Paisagista de formação, sempre esteve ligada à Natureza. Leonor adora plantas, música, artesanato, desenhar e caminhar ao ar livre. O Alentejo é a sua casa.

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
31 Out 2022 Artigo Gestão & Manutenção

Voluntariado em Novembro, Dezembro e Janeiro

3 minutos de leitura Clique para continuar a ler