Como foi a formação sobre espécies nativas e invasoras?

2 minutos de leitura

Semana Nacional sobre Espécies Invasoras

No passado fim-de-semana, os nossos voluntários Leonor Pires e Francisco de Sousa dinamizaram dois dias de actividades de Educação Ambiental no âmbito da Semana Nacional sobre Espécies Invasoras.

No dia 16, durante a manhã desenvolveram algumas actividades de Educação Ambiental sobre espécies de plantas nativas e invasoras, com duas turmas da Escola Básica Nº1 de Sines, recorrendo aos materiais desenvolvidos ao abrigo do programa LIFE Volunteer Escapes, “Descobre a Flora” e “A Invasão”.

Durante a tarde fez-se um pequeno passeio com a turma da Escola Básica de Porto Covo, que é madrinha do Percurso Circular Praia do Sissal, onde além de transmissão de conhecimento sobre espécies de plantas nativas e invasoras, também houve a oportunidade de as identificar in loco.

Já no dia 17, no Carrascalinho, foi a vez de abrir para o público interessado a primeira formação “Flora Nativa vs. Invasora”.

Esta formação contou com uma componente teórica acerca da importância da flora nativa e da identificação e problemáticas das plantas invasoras, mas, também, com uma parte no terreno que permitiu pôr em prática diversas técnicas de controlo das plantas invasoras, junto ao Percurso Circular do Carrascalinho.

Queremos endereçar um agradecimento especial à antiga Escola Primária do Serominheiro por nos ter disponibilizado as suas instalações para a realização desta formação!

Tags:

Irene Nunes

Irene Nunes nasceu em França, em 1986. Formou-se em Relações Internacionais, mas foi no Ecoturismo e Educação Ambiental que encontrou o seu caminho. As várias experiências de turismo, natureza e cultura inspiraram o seu percurso e trouxeram-na até ao Sudoeste de Portugal, onde é, desde 2017, responsável pelas áreas de Trilhos Pedestres e Voluntariado na Associação Rota Vicentina.

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
16 Dez 2020 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Manifesto ID Rota Vicentina

1 minutos de leitura Clique para continuar a ler