Queres ser um cidadão-cientista?

6 minutos de leitura

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Quando pensamos em investigação científica, seja em que área for, associamo-la sempre a especialistas na matéria! Cientistas que durante anos estudaram e aperfeiçoaram os seus conhecimentos com experiência numa determinada área. Mas será que a ciência é exclusiva para profissionais?

A ciência-cidadã é um termo relativamente recente mas com uma popularidade em crescendo. O nome acaba por ser autoexplicativo! Respondendo à pergunta anterior: não, a ciência não tem de ser exclusiva para os profissionais. Até determinado nível, pode contar com a colaboração de todos!

A ciência-cidadã é praticada por cidadãos comuns, sem pré-requisitos de experiência, é inclusiva e democrática. O melhor de tudo é que permite a interação com especialistas na matéria.

Qualquer um de nós, desde que tenha interesse, pode contribuir para a investigação científica. Seja pela recolha de dados, pela experimentação, ou até pelo levantar de questões e dúvidas que urgem ser respondidas!

iNaturalist: uma plataforma para a ciência-cidadã

Existem várias formas de o fazer, uma fácil e prática de contribuir para a ciência, enquanto cidadão, é através da plataforma iNaturalist. O que é isso?

iNaturalist é um projecto cujo objectivo é mapear a biodiversidade em todo o planeta! Nesta plataforma é possível registar espécies de animais, plantas ou fungos bem como a respectiva localização geográfica.

Estes registos são feitos por observadores que podem ser especialistas nas áreas da botânica ou biologia, amadores assíduos e entusiastas destas áreas ou até público geral com participações casuais.

Todos os dados são confirmados por especialistas dentro dessa comunidade digital, garantindo a credibilidade e assertividade dos resultados de investigação que daí poderão ser aproveitados.

Esta plataforma é internacional, por isso, para o caso concreto de Portugal, poderá aceder à respectiva rede, ou sub-rede, criada pela Associação Biodiversity4All e cujo nome é homónimo da organização.

Todos os países, e respectivas organizações podem criar a sua rede local de observações, isto permite uma gestão, recolha de dados e georreferenciação mais eficientes e adaptadas à realidade de cada local.

Querem fazer parte desta comunidade de cientistas-cidadãos?

Se têm interesse, querem apoiar esta comunidade e têm curiosidade em descobrir as espécies de plantas ou animais que encontram à vossavolta, podem fazê-lo de uma forma muito simples:


Mas atenção! Até mesmo em plataformas digitais existem algumas normas de conduta, e boas práticas, que devem ser respeitadas.

Deixamos algumas dicas e boas práticas:


  • Tire fotografias de várias perspectivas (gerais e de pormenor). Isto permite que a comunidade o possa ajudar mais facilmente na identificação correcta da espécie;

  • Se encontrar alguma espécie rara ou ameaçada, não a remova do local. Registe mas não partilhe localização exacta destas espécies;

  • Aceite o desafio de encontrar o maior número de espécies, de subir nas tabelas de classificação de observadores e identificadores, mas não se esqueça que é fundamental o registo de dados fiáveis e credíveis.

  • Se não tiver certeza da espécie, selecione uma categoria generalista. A comunidade irá apoiar e sugerir possíveis espécies. Também poderá contactar por mensagem e colocar as suas questões a quem lhe fizer sugestões de espécies.

  • Através deste link é possível encontrar mais algumas directrizes para uma utilização eticamente correcta desta plataforma.


Porque é que na Rota Vicentina, estamos a falar de ciência-cidadã?

É dentro desta plataforma – o iNaturalist – que a Rota Vicentina decidiu dar o seu pequeno contributo, criando um utilizador para registar as espécies que avistamos nos Trilhos Pedestres.

Tendo também em conta o objetivo de mapeamento e preservação das espécies ameaçadas desenvolvemos também o projeto de ciência-cidadã Flora das Áreas-Piloto da Rota Vicentina nesta plataforma. Qualquer pessoa interessada pode contribuir para este projeto e ajudar-nos a mapear a biodiversidade destas áreas prioritárias para a conservação!

Dos vários projetos nos quais nos podemos associar em Portugal, que aproveitem os benefícios ou estejam assentes em ciência-cidadã, destacamos o projeto INVASORAS.PT.

No projeto INVASORAS.PT, que para quem nos acompanha não será novidade, além de participarmos nos eventos de Semana sobre Espécies Invasoras, desde 2019 que registámos avistamentos de espécies de plantas invasoras no projecto iNaturalist das Invasoras.pt. Neste projecto, qualquer pessoa que identifique uma potencial planta invasora, pode confrontar com fotografias e outras descrições fornecidas, para corretamente registá-la. Depois de enviados os dados, eles são confirmados pelos especialistas da equipa INVASORAS.PT, para garantir que os avistamentos estão certos.

Até agora, foram registadas 168 espécies ao longo dos Trilhos Pedestres da Rota Vicentina, e no projeto Flora das Áreas-Piloto da Rota Vicentina, vários observadores já assinalaram 114 espécies. No entanto, há ainda muitas mais por descobrir!

Esta é mais uma maneira que encontramos para contribuir para a recolha de dados no território, ajudando a conhecê-lo de várias formas!

Tags:

Leonor Pires

Arquitecta Paisagista de formação, sempre esteve ligada à Natureza. Leonor adora plantas, música, artesanato, desenhar e caminhar ao ar livre. O Alentejo é a sua casa.

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
07 Jan 2024 Artigo Viagens

Stuttgart, Utrecht e Gent: aí vamos nós!

2 minutos de leitura Clique para continuar a ler