Vamos “monitorizar” o impacto da Rota Vicentina!

4 minutos de leitura

Em 2017, a Rota Vicentina teve o privilégio de poder contar com muitos voluntários e Associados para a monitorização dos trilhos e este ano quer repetir essa proeza!


Desde o início que a Rota Vicentina tem a preocupação de avaliar o seu impacto na região a nível económico, social e ambiental.


Tudo começou em 2013 com um estudo de impacto ambiental. Em 2017 a monitorização foi complementada com inquéritos, contadores automáticos e um estudo quantitativo e comportamental, para poder responder às famosas questões:


Para caracterizar o comportamento temporal e espacial da utilização da Rota Vicentina, foi adoptada uma estratégia de monitorização que combina a utilização de equipamentos de contagem automática de caminhantes e vários dias de contagens físicas, com equipas com contadores manuais, simultaneamente em todos os trilhos, num conjunto de dias representativos das diferentes épocas de caminhada.
Em 2017, a Rota Vicentina teve o privilégio de poder contar com muitos voluntários e Associados, este ano queremos muito repetir essa proeza!

Em 2022 vamos voltar a fazer uma radiografia ao terreno, através da realização de inquéritos aos caminhantes e contagens físicas, numa lógica de continuidade de monitorização dos trilhos, mas para isso a ajuda de cada um é fundamental!

As contagens físicas exigem a presença de uma larga equipa em campo, cerca de 80 pessoas por dia. O ideal seria estabelecer um conjunto fixo de voluntários que consiga assegurar em várias sessões deste ano (serão 6 no total). A primeira saída do ano acontece dia 19 de Fevereiro nas seguintes etapas/percursos:

Uma acção de monitorização consiste em ter uma equipa de dois voluntários, durante 6 horas, num ponto definido (geralmente o meio da etapa/percurso). Deve ser registado o número de caminhantes que passam, numa folha, assim como entrevistar os mesmos. Para tal, há um inquérito com uma dezena de perguntas

No dia 17 de Fevereiro às 19 horas, antes do início das contagens será realizada uma sessão de formação online para os voluntários e também será fornecido um manual de campo sobre o trabalho a desenvolver e os cuidados a ter nesta tarefa, que sabemos, não é pêra doce! Mesmo que não possam estar presentes na acção de dia 19 de Fevereiro, existirão novas datas para a recolha de questionários e contagem de caminhantes. Inscrevam-se para receberem de antemão todas as informações necessárias.

Tags:

Irene Nunes

Irene Nunes nasceu em França, em 1986. Formou-se em Relações Internacionais, mas foi no Ecoturismo e Educação Ambiental que encontrou o seu caminho. As várias experiências de turismo, natureza e cultura inspiraram o seu percurso e trouxeram-na até ao Sudoeste de Portugal, onde é, desde 2017, responsável pelas áreas de Trilhos Pedestres e Voluntariado na Associação Rota Vicentina.

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
09 Fev 2022 Artigo Comunidade

Já temos data marcada para a Semana ID 2022!

2 minutos de leitura Clique para continuar a ler