Vamos “monitorizar” o impacto da Rota Vicentina!

4 minutos de leitura

Em 2017, a Rota Vicentina teve o privilégio de poder contar com muitos voluntários e Associados para a monitorização dos trilhos e este ano quer repetir essa proeza!


Desde o início que a Rota Vicentina tem a preocupação de avaliar o seu impacto na região a nível económico, social e ambiental.


Tudo começou em 2013 com um estudo de impacto ambiental. Em 2017 a monitorização foi complementada com inquéritos, contadores automáticos e um estudo quantitativo e comportamental, para poder responder às famosas questões:


Para caracterizar o comportamento temporal e espacial da utilização da Rota Vicentina, foi adoptada uma estratégia de monitorização que combina a utilização de equipamentos de contagem automática de caminhantes e vários dias de contagens físicas, com equipas com contadores manuais, simultaneamente em todos os trilhos, num conjunto de dias representativos das diferentes épocas de caminhada.
Em 2017, a Rota Vicentina teve o privilégio de poder contar com muitos voluntários e Associados, este ano queremos muito repetir essa proeza!

Em 2022 vamos voltar a fazer uma radiografia ao terreno, através da realização de inquéritos aos caminhantes e contagens físicas, numa lógica de continuidade de monitorização dos trilhos, mas para isso a ajuda de cada um é fundamental!

As contagens físicas exigem a presença de uma larga equipa em campo, cerca de 80 pessoas por dia. O ideal seria estabelecer um conjunto fixo de voluntários que consiga assegurar em várias sessões deste ano (serão 6 no total). A primeira saída do ano acontece dia 19 de Fevereiro nas seguintes etapas/percursos:

Uma acção de monitorização consiste em ter uma equipa de dois voluntários, durante 6 horas, num ponto definido (geralmente o meio da etapa/percurso). Deve ser registado o número de caminhantes que passam, numa folha, assim como entrevistar os mesmos. Para tal, há um inquérito com uma dezena de perguntas

No dia 17 de Fevereiro às 19 horas, antes do início das contagens será realizada uma sessão de formação online para os voluntários e também será fornecido um manual de campo sobre o trabalho a desenvolver e os cuidados a ter nesta tarefa, que sabemos, não é pêra doce! Mesmo que não possam estar presentes na acção de dia 19 de Fevereiro, existirão novas datas para a recolha de questionários e contagem de caminhantes. Inscrevam-se para receberem de antemão todas as informações necessárias.

Tags:

Irene Nunes

Nasceu em Besançon (França) no ano de 1986. Entre outras coisas, gosta particularmente de fotografia, caminhadas, cerâmica, leitura, surpresas e chocolate.

As nossas sugestões

30 Jan 2023 Aviso Viagens

Algo correu mal? Conte-nos tudo!

Partilhe connosco o problema que encontrou nos trilhos da Rota Vicentina.

Irene Nunes
04 Nov 2022 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Quer ajudar a Associação Rota Vicentina? Faça um donativo!

Pode ajudar a Rota Vicentina com o seu tempo, de forma pontual ou contínua, ou com um contributo financeiro, através de um donativo.

25 Out 2022 Artigo Viagens

Onde comprar mapas e guias da Rota Vicentina?

Está a planear a sua caminhada no Trilho dos Pescadores ou no Caminho Histórico? Saiba onde encontrar os mapas e guias de campo oficiais da Rota Vicentin[...]

10 Out 2022 Aviso Viagens

Aviso aos caminhantes: corte de árvores em S.Martinho das Amoreiras

Há um corte de árvores que dificulta passagem no Percurso Circular S. Martinho das Amoreiras.

Irene Nunes
04 Out 2022 Clipping Viagens

Rota Vicentina no jornal britânico The Guardian

Jornal britânico “The Guardian” destaca Rota Vicentina como um dos melhores destinos de caminhada na Europa.

Beatriz Silvestre
05 Ago 2022 Artigo Comunidade

Na Agenda Rota Vicentina, cabe tudo e mais um par de botas!

A Agenda da Rota Vicentina celebrou 2 anos e neste artigo mostramos tudo o que nela cabe! Spoiler: é mesmo tudo e mais um par de botas!

Delphine Attali

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
09 Fev 2022 Artigo Comunidade

Já temos data marcada para a Semana ID 2022!

2 minutos de leitura Clique para continuar a ler