Vamos para o campo fazer ações de conservação da natureza durante a semana dedicada às espécies invasoras!
A Semana sobre Espécies Invasoras (SEI 2023) está de volta! Entre 13 e 21 de Maio, a Rota Vicentina preparou uma série de atividades de conservação da natureza com foco na educação e sensibilização sobre espécies exóticas invasoras.
As espécies exóticas invasoras são plantas ou animais que foram introduzidos num local distante da sua origem e que, entre outras razões, por se adaptarem facilmente, terem métodos de propagação e dispersão muito eficazes e não possuírem inimigos naturais, conseguem rapidamente conquistar os ecossistemas onde são introduzidos, reduzindo a diversidade de espécies nativas e impactando sobre os recursos naturais.
Desde 2018, a Rota Vicentina intervém no controlo de flora invasora, especificamente em espécies de plantas invasoras – como a Acácia-de-espigas e o Chorão-da-praia – que estão a colocar em risco habitats importantes de Zimbro-galego (Juniperus navicularis) e de Charcos Temporários Mediterrânicos, nos Alteirinhos (Zambujeira do Mar) e nos Charcos do Malhão (Vila Nova de Milfontes), respectivamente.
A Semana de Espécies Invasoras 2023 é uma iniciativa promovida pela Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras (Rede InvECO), pela plataforma INVASORAS.PT, pelos projectos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA e pelo Grupo Especialista em Invasiones Biólogicas, mas realizada em parceria com todas as entidades, associações e grupos informais, que tenham interesse em organizar atividades de sensibilização e educação ambiental. A Associação Rota Vicentina é uma dessas associações, que conta este ano com três atividades.
13 de Maio
Workshop sobre galhas de Trichi
No Sábado, dia 13 de Maio, vamos juntar-nos na área piloto dos Zimbrais dos Alteirinhos para ouvir os conhecimentos da bióloga e professora Paula Canha, num workshop sobre galhas de Trichi.
Trichi – diminutivo para Trichilogaster acaciaelongifolieae – é o nome de uma pequena vespa que se alimenta da acácia-de-espigas e ajuda no controlo da dispersão desta espécie.
14 de Maio
Como proteger o Zimbro-galego?
No dia 14 de Maio, Domingo, voltamos uma vez mais à área piloto da Rota Vicentina dos Zimbrais dos Alteirinhos, para falar sobre o habitat que lhe dá o nome e uma das espécies endémicas ameaçadas que nos esforçamos para preservar. Numa caminhada interpretativa, de cerca de 3 km, vamos conversar sobre como proteger o Zimbro-galego.
15 de Maio
Nativas vs Invasoras
Por fim, na Segunda-feira, dia 15 de Maio, teremos a terceira atividade sobre espécies invasoras na Escola Básica nº1 de Odemira, com uma acção de sensibilização e educação ambiental com os alunos. Vamos transmitir-lhes conhecimentos e informações básicas para que possam compreender o que são as espécies invasoras e os perigos que estas representam, através do recurso aos jogos e conteúdos criados no âmbito do Life Volunteer Escapes. Esta acção é dedicada à comunidade escolar e por isso não será aberta para inscrições.
Estas e outras acções no âmbito da SEI 2023 estarão disponíveis um pouco por todo o país, procura-as no mapa perto de ti. Se não conseguires estar presente nestas atividades, mas quiseres aprender e contribuir para o controlo de espécies invasoras, junta-te a uma das outras iniciativas de conservação que temos no novo calendário de voluntariado.
Arquitecta Paisagista de formação, sempre esteve ligada à Natureza. Leonor adora plantas, música, artesanato, desenhar e caminhar ao ar livre. O Alentejo é a sua casa.