O balanço do Manuel sobre o voluntariado na Rota Vicentina
Manuel Monteiro foi voluntário de longa duração na Rota Vicentina entre 2021 e 2022
É com um misto de emoções que esta jornada de quase um ano no programa Regenerar Odemira está a chegar ao fim.
Antes de tudo, um enorme obrigado a toda equipa da Rota Vicentina que me acolheu com toda a hospitalidade, integrou nas suas dinâmicas e por todo o conhecimento partilhado!
Lembro-me que um dos primeiros pensamentos que tive assim que comecei a estar envolvido neste projeto foi o facto de como é que uma equipa que tem de 10 consegue manter toda esta engrenagem que engloba uma área de desde Santiago do Cacém a Lagos. Após umas semanas consegui perceber toda a dedicação e união que move estas pessoas e que torna tudo isto possível, fiquei agradavelmente surpreendido!
O projeto Regenerar Odemira (ou este período na Rota Vicentina) foi uma experiência que me fez crescer em múltiplas vertentes, tanto a nível pessoal como a nível profissional. Permitiu-me abrir novos horizontes a novos conceitos, culturas, maneiras de estar na vida e sobretudo a um forte sentido de comunidade.
Fez com que tivesse novas experiências na área da comunicação, multimédia, apoio na logística de eventos e manutenção de trilhos o que fez com que pudesse explorar várias áreas. Este processo foi bom para mim uma vez que fez com que percebesse o que se identifica mais comigo e a clarificar mais um pouco o meu futuro.
Fico com um pequeno agridoce nesta “hora da despedida”, uma vez que gostei muito de trabalhar com esta equipa fantástica mas por outro lado sei que esta experiência me vai abrir portas para o futuro . Vou levar esta jornada para sempre comigo, assim como as pessoas que fizeram parte dela, um MUITO OBRIGADO!
Nasceu em 1997 e é licenciado em turismo. Gosta da envolvência da natureza, especialmente quando há percursos de água por perto!