Acção de Conservação nos Zimbrais dos Alteirinhos
2 minutos de leituraRegressamos à área-piloto dos Alteirinhos para mais uma acção de conservação!
No dia 10 de Dezembro regressamos à Zambujeira do Mar para mais uma acção de conservação da natureza.
Antes de pormos as mãos na massa, tivemos a oportunidade de contemplar e conhecer um pouco da flora autóctone deste local, pelo olhar da Bióloga Paula Canha que nos mostrou algumas espécies como o Tomilho-canforado, a Camarinha, Perpétua-das-areias e a Armeria pugens.
Ainda nos cruzamos com pegadas de texugo, um mamífero crespuscular e noturno que habita naquele local mas está mais activo durante a noite.
Para a acção de conservação, desta vez, concentrámos as nossas atenções num dos muitos núcleos de acácia-de-espigas (Acacia longifolia) que se encontram em expansão no meio dos zimbrais. Este tipo de intervenção, que implica a deslocação através dos matagais de zimbro-galego até chegar ao núcleo destas espécies invasoras, tem de ser feita com especial cuidado e a atenção redobrada de um grupo pequeno de pessoas para que se reduza ao máximo o pisoteio desgovernado da vegetação autóctone.
Realizámos, persistentemente, o descasque e arranque de acácias reduzindo de forma significativa a área potencial de propagação deste núcleo. Estas intervenções devem ser contínuas e, por isso, lá regressaremos para acompanhar a evolução do trabalho e voltar a intervir, se necessário.
Enviamos um especial agradecimento a este grupo dedicado e que esperamos voltar a reencontrar em futuras acções de conservação da natureza!
Arquitecta Paisagista de formação, sempre esteve ligada à Natureza. Leonor adora plantas, música, artesanato, desenhar e caminhar ao ar livre. O Alentejo é a sua casa.