Entrevista a Finn Joana Rasquin
Finn foi aluna da 1ª edição do Curso para Guias Locais promovido pela Associação Rota Vicentina e partilhou connosco o seu testemunho.
O que te trouxe até ao Curso para Guias Locais da Rota Vicentina?
Nasci na Alemanha e tive a sorte de crescer no Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Aqui fui uma criança muito feliz e, desde então, que criei uma relação muito próxima com a natureza envolvente e as pessoas desta terra.
Em 2020 criei o projecto Finn’s Routes com o objetivo de mostrar esta região aos nossos visitantes, da maneira que eu a conheço, com todos os encantos e desencantos. A realidade do Sudoeste Alentejano! Com o amor que sinto por esta terra, quero criar momentos inesquecíveis através do luxo da simplicidade e consciencializar os nossos visitantes da importância de um turismo sustentável e responsável.
Quando a Rota Vicentina começou a divulgar este curso para Guias Locais comecei de imediato a receber mensagens de conhecidos, a informar-me e a alertar-me que seria uma oportunidade incrível. Primeiro pensei que fosse impossível participar neste curso devido à minha falta de disponibilidade naquele momento. Mas este curso parecia desenhado para mim, não podia ficar de fora e inscrevi-me! Inscrevi-me e fui, entre mais de 120 candidatos, uma das sortudas escolhidas.
Qual o conceito que mais te marcou ao longo desta iniciativa?
Esta iniciativa da Rota Vicentina criar este curso de Guias Locais é de grande importância para todos nós. Para um desenvolvimento sustentável e responsável desta região, ligado ao turismo, ligado a todas as pessoas que aqui vivem, trabalham e querem ser felizes.
Para além deste curso nos ter relembrado que vivemos num paraíso com uma riqueza natural incrível, pessoas únicas e tradições que devem ser salvaguardadas, ensinou-nos a ser críticos e a perceber como fazer o nosso trabalho de uma forma cada vez mais sustentável.
Como vês este grupo de guias locais daqui a 5 anos?
A Associação da Rota Vicentina fez um trabalho incrível na escolha dos futuros guias locais desta região. Sinto que “escolheu-nos a dedo”, todos tão diferentes, personalidades com objetivos tão diversos que por magia encaixam todas na perfeição de um grupo com a mesma linha de pensamento. Acredito e espero que daqui a 5 anos estejamos todos a trabalhar em rede, em conjunto para proteger e desenvolver esta região da melhor forma possível.
Uma frase que defina o teu percurso pelo Curso para Guias Locais da Rota Vicentina?
Somos guardiões desta terra! É um orgulho fazer parte deste grupo de Guias Locais da Rota Vicentina. É um orgulho viver, trabalhar e proteger esta terra! Muito obrigada Rota Vicentina!
Durante a Semana ID 2022, a Finn promove a iniciativa As maravilhas da Costa Vicentina.