15 Mar 2022 Entrevista Comunidade

“Somos guardiões desta terra!”

4 minutos de leitura

Entrevista a Finn Joana Rasquin

Finn foi aluna da 1ª edição do Curso para Guias Locais promovido pela Associação Rota Vicentina e partilhou connosco o seu testemunho.

O que te trouxe até ao Curso para Guias Locais da Rota Vicentina?

Nasci na Alemanha e tive a sorte de crescer no Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Aqui fui uma criança muito feliz e, desde então, que criei uma relação muito próxima com a natureza envolvente e as pessoas desta terra.
Em 2020 criei o projecto Finn’s Routes com o objetivo de mostrar esta região aos nossos visitantes, da maneira que eu a conheço, com todos os encantos e desencantos. A realidade do Sudoeste Alentejano! Com o amor que sinto por esta terra, quero criar momentos inesquecíveis através do luxo da simplicidade e consciencializar os nossos visitantes da importância de um turismo sustentável e responsável.
Quando a Rota Vicentina começou a divulgar este curso para Guias Locais comecei de imediato a receber mensagens de conhecidos, a informar-me e a alertar-me que seria uma oportunidade incrível. Primeiro pensei que fosse impossível participar neste curso devido à minha falta de disponibilidade naquele momento. Mas este curso parecia desenhado para mim, não podia ficar de fora e inscrevi-me! Inscrevi-me e fui, entre mais de 120 candidatos, uma das sortudas escolhidas.

Qual o conceito que mais te marcou ao longo desta iniciativa?

Esta iniciativa da Rota Vicentina criar este curso de Guias Locais é de grande importância para todos nós. Para um desenvolvimento sustentável e responsável desta região, ligado ao turismo, ligado a todas as pessoas que aqui vivem, trabalham e querem ser felizes.
Para além deste curso nos ter relembrado que vivemos num paraíso com uma riqueza natural incrível, pessoas únicas e tradições que devem ser salvaguardadas, ensinou-nos a ser críticos e a perceber como fazer o nosso trabalho de uma forma cada vez mais sustentável.

Como vês este grupo de guias locais daqui a 5 anos?

A Associação da Rota Vicentina fez um trabalho incrível na escolha dos futuros guias locais desta região. Sinto que “escolheu-nos a dedo”, todos tão diferentes, personalidades com objetivos tão diversos que por magia encaixam todas na perfeição de um grupo com a mesma linha de pensamento. Acredito e espero que daqui a 5 anos estejamos todos a trabalhar em rede, em conjunto para proteger e desenvolver esta região da melhor forma possível.

Uma frase que defina o teu percurso pelo Curso para Guias Locais da Rota Vicentina?

Somos guardiões desta terra! É um orgulho fazer parte deste grupo de Guias Locais da Rota Vicentina. É um orgulho viver, trabalhar e proteger esta terra! Muito obrigada Rota Vicentina!

Durante a Semana ID 2022, a Finn promove a iniciativa As maravilhas da Costa Vicentina.

Clique aqui para saber mais

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
22 Mar 2022 Entrevista Viagens

BTL 2022: o regresso da Rota Vicentina às feiras

4 minutos de leitura Clique para continuar a ler