15 Mar 2022 Entrevista Comunidade

“Somos guardiões desta terra!”

4 minutos de leitura

Entrevista a Finn Joana Rasquin

Finn foi aluna da 1ª edição do Curso para Guias Locais promovido pela Associação Rota Vicentina e partilhou connosco o seu testemunho.

O que te trouxe até ao Curso para Guias Locais da Rota Vicentina?

Nasci na Alemanha e tive a sorte de crescer no Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Aqui fui uma criança muito feliz e, desde então, que criei uma relação muito próxima com a natureza envolvente e as pessoas desta terra.
Em 2020 criei o projecto Finn’s Routes com o objetivo de mostrar esta região aos nossos visitantes, da maneira que eu a conheço, com todos os encantos e desencantos. A realidade do Sudoeste Alentejano! Com o amor que sinto por esta terra, quero criar momentos inesquecíveis através do luxo da simplicidade e consciencializar os nossos visitantes da importância de um turismo sustentável e responsável.
Quando a Rota Vicentina começou a divulgar este curso para Guias Locais comecei de imediato a receber mensagens de conhecidos, a informar-me e a alertar-me que seria uma oportunidade incrível. Primeiro pensei que fosse impossível participar neste curso devido à minha falta de disponibilidade naquele momento. Mas este curso parecia desenhado para mim, não podia ficar de fora e inscrevi-me! Inscrevi-me e fui, entre mais de 120 candidatos, uma das sortudas escolhidas.

Qual o conceito que mais te marcou ao longo desta iniciativa?

Esta iniciativa da Rota Vicentina criar este curso de Guias Locais é de grande importância para todos nós. Para um desenvolvimento sustentável e responsável desta região, ligado ao turismo, ligado a todas as pessoas que aqui vivem, trabalham e querem ser felizes.
Para além deste curso nos ter relembrado que vivemos num paraíso com uma riqueza natural incrível, pessoas únicas e tradições que devem ser salvaguardadas, ensinou-nos a ser críticos e a perceber como fazer o nosso trabalho de uma forma cada vez mais sustentável.

Como vês este grupo de guias locais daqui a 5 anos?

A Associação da Rota Vicentina fez um trabalho incrível na escolha dos futuros guias locais desta região. Sinto que “escolheu-nos a dedo”, todos tão diferentes, personalidades com objetivos tão diversos que por magia encaixam todas na perfeição de um grupo com a mesma linha de pensamento. Acredito e espero que daqui a 5 anos estejamos todos a trabalhar em rede, em conjunto para proteger e desenvolver esta região da melhor forma possível.

Uma frase que defina o teu percurso pelo Curso para Guias Locais da Rota Vicentina?

Somos guardiões desta terra! É um orgulho fazer parte deste grupo de Guias Locais da Rota Vicentina. É um orgulho viver, trabalhar e proteger esta terra! Muito obrigada Rota Vicentina!

Durante a Semana ID 2022, a Finn promove a iniciativa As maravilhas da Costa Vicentina.

Clique aqui para saber mais

As nossas sugestões

25 Jun 2024 Artigo Comunidade

Novas candidaturas para voluntariado de um ano na Rota Vicentina

Tens entre 18 e 30 anos? Queres contribuir para um projeto de turismo responsável na Costa Alentejana e Vicentina?

Delphine Attali
27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
22 Mar 2022 Entrevista Viagens

BTL 2022: o regresso da Rota Vicentina às feiras

4 minutos de leitura Clique para continuar a ler