“O curso fortaleceu a minha ligação às gentes, locais, tradições e histórias da zona”
3 minutos de leituraEntrevista a Paulo Rente
Paulo foi aluno da 1ª edição do Curso para Guias Locais promovido pela Associação Rota Vicentina e partilhou connosco o seu testemunho.

O que te trouxe até ao Curso para Guias Locais da Rota Vicentina?
Todos os anos tento aprofundar os meus conhecimentos durante a época baixa. Acaba por ser um investimento na minha qualidade enquanto guia. No final do ano passado vi um artigo da Rota Vicentina promovendo a realização de um curso para guias locais, não podia perder a oportunidade e imediatamente me candidatei. Depois de um processo de selecção fui um dos que teve a sorte de ser escolhido.
Qual o conceito que mais te marcou ao longo desta iniciativa?
O curso foi uma agradável surpresa nomeadamente a nível da matéria escolhida, dos fantásticos formadores, dos locais escolhidos e da organização que nos fez sempre sentir bem vindos e especiais. A hospitalidade e a sustentabilidade foram conceitos fortemente fortalecidos durante a formação mas o que mais me marcou positivamente foi o espírito de trabalho em rede, as parcerias e as sinergias possíveis neste ramo de trabalho.
Como vês este grupo de guias locais daqui a 5 anos?
Sinto alguma tristeza ao chegar ao final da formação porque começavam a sentir-se as ligações entre os formandos e entre estes e os formadores. Somos nós agora, os responsáveis por manter acesos estes contactos e amizades que se criaram. Acredito que todos os meus colegas têm um potencial enorme para virem a ser fantásticos profissionais e óptimos embaixadores desta região tão especial.
Uma frase que defina o teu percurso pelo Curso para Guias Locais da Rota Vicentina?
O curso para Guias Locais da Rota Vicentina superou largamente as minhas expectativas e fortaleceu enormemente a minha ligação profissional e emocional às gentes, locais, tradições e histórias da zona. Grato pela oportunidade!
Durante a Semana ID 2022, o Paulo, em conjunto com o Filipe (Táctica Ocasional), promove a iniciativa S. Luís a pedal ou a pé.