15 Jan 2024 Artigo Comunidade

Guias Locais: encontro de Associados

3 minutos de leitura

S. Luís, 11 de janeiro de 2024.

Neste 3º encontro, o nosso dia começou com uma paisagem perfeita, um nevoeiro matinal pousava por entre a serra de S. Luís e um Sol de Inverno que nos dava as boas-vindas e nos aguçava a vontade de caminhar.

Na parte da manhã fizemos o Percurso Circular “Hortas de São Luís” guiado pela Larissa, da Hike in Alentejo, que durante a caminhada foi-nos apresentado variadas ervas e plantas medicinais, algumas delas pudemos mesmo provar porque eram comestíveis (e deliciosas)!

Apesar de ser um dos trilhos mais curtos da Rota Vicentina, a diversidade da paisagem que nos acompanha ao longo de todo o percurso torna-o único e emblemático.

Para recuperar fôlego para os trabalhos da tarde, almoçamos no Café Nativa, que integra a Cooperativa Regenerativa Integral, parceira da Associação, e onde fomos calorosamente recebidos. A refeição vegetariana confeccionada com produtos locais e biológicos, além de estar uma delícia, vinha recheada de história e foi possível saber a sua origem e toda a sua viagem até ao chegar ao nosso prato. Foi um almoço que nos aconchegou o estômago e nos reforçou a importância da tomada de consciência sobre todos os recursos envolvidos no processo alimentar e do impacto que os nossos comportamentos e escolhas acarretam para o planeta.

Pela Joana Queiroz ficámos a conhecer o projeto da Cooperativa Regenerativa Integral e o trabalho diferenciador que desenvolvem no território na área da regeneração ecológica, social, cultural e económica da bio-região de São Luís.

Da parte da tarde, na sede da Junta de Freguesia de São Luís, que gentilmente nos cedeu a sala, tivemos uma sessão dedicada ao tema da rede de guias dentro do território. Aqui, contámos não só com a presença de várias empresas parceiras da Rota Vicentina como também com alguns guias, que aceitaram o convite de se juntarem a nós.

Começamos os trabalhos com uma dinâmica que nos permitiu fazer uma leitura da situação atual no que respeita ao papel dos guias e a seguir debatemos de que forma a RV pode ter um papel ativo no apoio e promoção da oferta de guias na região (no curto, médio e longo prazo).

Assim terminamos o terceiro encontro entre Associados da Rota Vicentina. Prontos para o próximo? Fiquem por aqui!

Tags:

Andreia Guerreiro

Alentejana de gema desde 1981, é amante da natureza, de todas as suas cores e formas. Na equipa da Rota Vicentina é Gestora de Associados.

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
31 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Alterações no Caminho Histórico devido ao mega-parque solar do Cercal do Alentejo

3 minutos de leitura Clique para continuar a ler