S. Luís, 11 de janeiro de 2024.
Neste 3º encontro, o nosso dia começou com uma paisagem perfeita, um nevoeiro matinal pousava por entre a serra de S. Luís e um Sol de Inverno que nos dava as boas-vindas e nos aguçava a vontade de caminhar.
Na parte da manhã fizemos o Percurso Circular “Hortas de São Luís” guiado pela Larissa, da Hike in Alentejo, que durante a caminhada foi-nos apresentado variadas ervas e plantas medicinais, algumas delas pudemos mesmo provar porque eram comestíveis (e deliciosas)!
Apesar de ser um dos trilhos mais curtos da Rota Vicentina, a diversidade da paisagem que nos acompanha ao longo de todo o percurso torna-o único e emblemático.
Para recuperar fôlego para os trabalhos da tarde, almoçamos no Café Nativa, que integra a Cooperativa Regenerativa Integral, parceira da Associação, e onde fomos calorosamente recebidos. A refeição vegetariana confeccionada com produtos locais e biológicos, além de estar uma delícia, vinha recheada de história e foi possível saber a sua origem e toda a sua viagem até ao chegar ao nosso prato. Foi um almoço que nos aconchegou o estômago e nos reforçou a importância da tomada de consciência sobre todos os recursos envolvidos no processo alimentar e do impacto que os nossos comportamentos e escolhas acarretam para o planeta.
Pela Joana Queiroz ficámos a conhecer o projeto da Cooperativa Regenerativa Integral e o trabalho diferenciador que desenvolvem no território na área da regeneração ecológica, social, cultural e económica da bio-região de São Luís.
Da parte da tarde, na sede da Junta de Freguesia de São Luís, que gentilmente nos cedeu a sala, tivemos uma sessão dedicada ao tema da rede de guias dentro do território. Aqui, contámos não só com a presença de várias empresas parceiras da Rota Vicentina como também com alguns guias, que aceitaram o convite de se juntarem a nós.
Começamos os trabalhos com uma dinâmica que nos permitiu fazer uma leitura da situação atual no que respeita ao papel dos guias e a seguir debatemos de que forma a RV pode ter um papel ativo no apoio e promoção da oferta de guias na região (no curto, médio e longo prazo).
Assim terminamos o terceiro encontro entre Associados da Rota Vicentina. Prontos para o próximo? Fiquem por aqui!
Alentejana de gema desde 1981, é amante da natureza, de todas as suas cores e formas. Na equipa da Rota Vicentina é Gestora de Associados.