A Mesa ID

7 minutos de leitura

Uma conversa à mesa durante a 2ª edição da Semana ID.

Em directo na Rádio RIO, terça-feira, dia 5 de Abril às 15h.

Depois de um ano que tanto ficou a dever aos momentos de reflexão da Semana ID de 2021, é com grande entusiasmo que promovemos na 2ª edição deste evento a “Mesa ID”. Será um momento de conversa – à mesa, claro está! –  transmitido ao vivo por via áudio, graças à parceria com a Rádio RIO*, apenas em português.

Muito haveria a dizer sobre a gestão do território do Sudoeste, as políticas agrícolas e florestais ou a sua compatibilização com a conservação da natureza. E muito foi dito, como consta do resumo da 1ª edição, bem documentado no Canal Youtube da Rota Vicentina e no e-Book Semana ID 2021.

Mas por estes dias, a reflexão centra-se naquelas que podem ser as soluções de futuro, as que já estão em curso e que precisam urgentemente da nossa atenção, investimento e integração.

Agroecologia, soberania alimentar, paisagens multifuncionais, slow food, agricultura regenerativa, florestas autóctones, economia circular, turismo sustentáveis, trilhos pedestres e cicláveis, consumo consciente.

Como aliar todos estes aspectos no Sudoeste de Portugal, na Costa Alentejana e Vicentina, classificada como Parque Natural e Rede Natura 2000,e outras classificações de protecção especial?

Nesta conversa, convidamos seis pessoas com perfis bem diferentes, mas que têm em comum o interesse por esta região e pelo seu futuro:


  • O Luís Mota Capitão é um artesão do vinho que é já uma referência nacional. Está à frente da Herdade do Cebolal, situada em Vale das Éguas e na família há várias gerações, e tem investido na sua regeneração a partir de um sistema de agricultura sintrópica em permanente investigação

  • A Sara Serrão, aprendiz de cerâmica artesanal, que lançou recentemente a Oficina na Escola na Ribeira da Azenha, está ligada ao Movimento Juntos pelo Sudoeste e tem um percurso que se foi cruzando com o turismo.

  • O Rodrigo Machaz, que é um amante da Costa Vicentina e das suas ondas, é sócio-administrador do Hotel Memmo Baleeira, em Sagres, e tem liderado a reflexão sobre a sustentabilidade na hotelaria em Portugal.

  • O David Oliveira, que tem um percurso de vida eclético e vive há vários anos em S. Luís, estando envolvido na recém-criada Cooperativa de S. Luís que já opera com vários parceiros locais.

  • O Hugo Nascimento é um dos chefs mais mediáticos do nosso país. Assentou o seu investimento de vida há alguns anos em Odeceixe, onde abriu dois restaurantes que abastece junto à sua selecção de produtores locais.

  • A Paula Canha é bióloga e professora premiada na Escola Secundária de Odemira. É uma das grandes conhecedoras dos valores naturais deste território, rejeitando fundamentalismos e colaborando com diversas iniciativas de incentivo da economia sustentável.


Sara Serrão Mesa ID
David Oliveira Mesa ID

A moderar esta conversa estará ainda Marta Cabral, Presidente da Direcção da Associação Rota Vicentina.

Ao longo de, aproximadamente duas horas de conversa, vamos tentar perceber qual o valor das paisagens que emolduram os trilhos da Rota Vicentina. O que elas produzem e o que poderiam produzir, qual a qualidade específica dos seus recursos. Que parte é transformada em produto, o que fica disponível para o consumo local e de que forma é feita essa distribuição. Como é que o turismo se alimenta, das paisagens e dos seus produtos. Quais os principais obstáculos e como podemos melhorar todo o sistema para que ele se fortaleça e garanta uma solução integrada de futuro. O que está ao nosso alcance, como agentes locais integrados em redes de colaboração interventivas e inovadoras.

O objectivo desta iniciativa com diversas dimensões é precisamente de articular uma reflexão sobre uma temática complexa, que toca directamente nos temas:


  1.  As paisagens do sudoeste a partir dos trilhos, as diferentes tipologias, habitats, recursos e produtos associados;

  2. A cultura local e a produção primária a partir do trabalho na terra e no mar;

  3. As questões económicas, a economia local, a valorização dos recursos e produtos endógenos;

  4. As matérias ambientais, à escala local e global;

  5. As questões sociais, as tradições, os novos rurais e o turismo;

  6. As questões culturais, a multiculturalidade, a arte como reflexão e os ofícios como elementos identitários.


* RIO (Rádio Internacional Odemira) é um projecto multimédia, que tem uma rádio como coração, emitindo 24 horas por dia, em www.radiodemira.pt. Nasceu de uma necessidade sentida pela dimensão territorial e dispersão populacional do Concelho de Odemira. Está actualmente integrada na Associação Cultural Treliça Campaniça.

Tags:

Marta Cabral

Nasceu em Lisboa no ano de 1975. Na Associação Rota Vicentina assume o papel de Presidente da Direcção. Nos tempos livres, gosta de caminhar, andar de bicicleta, ler, yoga, silêncio e festas!

As nossas sugestões

30 Jan 2023 Aviso Viagens

Algo correu mal? Conte-nos tudo!

Partilhe connosco o problema que encontrou nos trilhos da Rota Vicentina.

Irene Nunes
04 Nov 2022 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Quer ajudar a Associação Rota Vicentina? Faça um donativo!

Pode ajudar a Rota Vicentina com o seu tempo, de forma pontual ou contínua, ou com um contributo financeiro, através de um donativo.

25 Out 2022 Artigo Viagens

Onde comprar mapas e guias da Rota Vicentina?

Está a planear a sua caminhada no Trilho dos Pescadores ou no Caminho Histórico? Saiba onde encontrar os mapas e guias de campo oficiais da Rota Vicentin[...]

10 Out 2022 Aviso Viagens

Aviso aos caminhantes: corte de árvores em S.Martinho das Amoreiras

Há um corte de árvores que dificulta passagem no Percurso Circular S. Martinho das Amoreiras.

Irene Nunes
04 Out 2022 Clipping Viagens

Rota Vicentina no jornal britânico The Guardian

Jornal britânico “The Guardian” destaca Rota Vicentina como um dos melhores destinos de caminhada na Europa.

Beatriz Silvestre
05 Ago 2022 Artigo Comunidade

Na Agenda Rota Vicentina, cabe tudo e mais um par de botas!

A Agenda da Rota Vicentina celebrou 2 anos e neste artigo mostramos tudo o que nela cabe! Spoiler: é mesmo tudo e mais um par de botas!

Delphine Attali

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
09 Abr 2022 Viagens

O diário da Semana ID

20 minutos de leitura Clique para continuar a ler