A Mesa ID

7 minutos de leitura

Uma conversa à mesa durante a 2ª edição da Semana ID.

Em directo na Rádio RIO, terça-feira, dia 5 de Abril às 15h.

Depois de um ano que tanto ficou a dever aos momentos de reflexão da Semana ID de 2021, é com grande entusiasmo que promovemos na 2ª edição deste evento a “Mesa ID”. Será um momento de conversa – à mesa, claro está! –  transmitido ao vivo por via áudio, graças à parceria com a Rádio RIO*, apenas em português.

Muito haveria a dizer sobre a gestão do território do Sudoeste, as políticas agrícolas e florestais ou a sua compatibilização com a conservação da natureza. E muito foi dito, como consta do resumo da 1ª edição, bem documentado no Canal Youtube da Rota Vicentina e no e-Book Semana ID 2021.

Mas por estes dias, a reflexão centra-se naquelas que podem ser as soluções de futuro, as que já estão em curso e que precisam urgentemente da nossa atenção, investimento e integração.

Agroecologia, soberania alimentar, paisagens multifuncionais, slow food, agricultura regenerativa, florestas autóctones, economia circular, turismo sustentáveis, trilhos pedestres e cicláveis, consumo consciente.

Como aliar todos estes aspectos no Sudoeste de Portugal, na Costa Alentejana e Vicentina, classificada como Parque Natural e Rede Natura 2000,e outras classificações de protecção especial?

Nesta conversa, convidamos seis pessoas com perfis bem diferentes, mas que têm em comum o interesse por esta região e pelo seu futuro:


  • O Luís Mota Capitão é um artesão do vinho que é já uma referência nacional. Está à frente da Herdade do Cebolal, situada em Vale das Éguas e na família há várias gerações, e tem investido na sua regeneração a partir de um sistema de agricultura sintrópica em permanente investigação

  • A Sara Serrão, aprendiz de cerâmica artesanal, que lançou recentemente a Oficina na Escola na Ribeira da Azenha, está ligada ao Movimento Juntos pelo Sudoeste e tem um percurso que se foi cruzando com o turismo.

  • O Rodrigo Machaz, que é um amante da Costa Vicentina e das suas ondas, é sócio-administrador do Hotel Memmo Baleeira, em Sagres, e tem liderado a reflexão sobre a sustentabilidade na hotelaria em Portugal.

  • O David Oliveira, que tem um percurso de vida eclético e vive há vários anos em S. Luís, estando envolvido na recém-criada Cooperativa de S. Luís que já opera com vários parceiros locais.

  • O Hugo Nascimento é um dos chefs mais mediáticos do nosso país. Assentou o seu investimento de vida há alguns anos em Odeceixe, onde abriu dois restaurantes que abastece junto à sua selecção de produtores locais.

  • A Paula Canha é bióloga e professora premiada na Escola Secundária de Odemira. É uma das grandes conhecedoras dos valores naturais deste território, rejeitando fundamentalismos e colaborando com diversas iniciativas de incentivo da economia sustentável.


Sara Serrão Mesa ID
David Oliveira Mesa ID

A moderar esta conversa estará ainda Marta Cabral, Presidente da Direcção da Associação Rota Vicentina.

Ao longo de, aproximadamente duas horas de conversa, vamos tentar perceber qual o valor das paisagens que emolduram os trilhos da Rota Vicentina. O que elas produzem e o que poderiam produzir, qual a qualidade específica dos seus recursos. Que parte é transformada em produto, o que fica disponível para o consumo local e de que forma é feita essa distribuição. Como é que o turismo se alimenta, das paisagens e dos seus produtos. Quais os principais obstáculos e como podemos melhorar todo o sistema para que ele se fortaleça e garanta uma solução integrada de futuro. O que está ao nosso alcance, como agentes locais integrados em redes de colaboração interventivas e inovadoras.

O objectivo desta iniciativa com diversas dimensões é precisamente de articular uma reflexão sobre uma temática complexa, que toca directamente nos temas:


  1.  As paisagens do sudoeste a partir dos trilhos, as diferentes tipologias, habitats, recursos e produtos associados;

  2. A cultura local e a produção primária a partir do trabalho na terra e no mar;

  3. As questões económicas, a economia local, a valorização dos recursos e produtos endógenos;

  4. As matérias ambientais, à escala local e global;

  5. As questões sociais, as tradições, os novos rurais e o turismo;

  6. As questões culturais, a multiculturalidade, a arte como reflexão e os ofícios como elementos identitários.


* RIO (Rádio Internacional Odemira) é um projecto multimédia, que tem uma rádio como coração, emitindo 24 horas por dia, em www.radiodemira.pt. Nasceu de uma necessidade sentida pela dimensão territorial e dispersão populacional do Concelho de Odemira. Está actualmente integrada na Associação Cultural Treliça Campaniça.

Tags:

Marta Cabral

Nasceu em Lisboa no ano de 1975. Na Associação Rota Vicentina assume o papel de Presidente da Direcção. Nos tempos livres, gosta de caminhar, andar de bicicleta, ler, yoga, silêncio e festas!

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
09 Abr 2022 Viagens

O diário da Semana ID

20 minutos de leitura Clique para continuar a ler