09 Abr 2022 Artigo Viagens

O diário da Semana ID

20 minutos de leitura

Acompanhe a Semana ID através do Blog Rota Vicentina!

Todos os dias faremos uma actualização do que acontece na 2ª edição da Semana ID, evento promovido pela Associação Rota Vicentina no Sudoeste de Portugal.

Faça scroll e clique no sinal ➕ para ler mais.

  • 28/03/2022

    Faltam 7 dias para arrancar a Semana ID. O programa está lançado, os convites foram feitos e os próximos dias servirão para afinar a produção da parte que compete à Rota Vicentina: promoção, boas-vindas e encerramento, a conversa Mesa ID, caminhadas e saídas de campo, volta de bicicleta com jornalistas e operadores, e muitos, muitos outros pormenores. Entusiasmo e alguma ansiedade, quem nunca?

    Ler artigo Jornal PúblicoLer artigo Sul Informação
  • 29/03/2022

    Por estes dias, um jovem local que a Rota Vicentina acolheu para um curto estágio, o Tiago, tem sido de uma ajuda inestimável. Andou vários dias pelo território, a encontrar os melhores lugares para aplicar o novo autocolante qrcode, material de promoção da Agenda, plataforma da Rota Vicentina que está acessível à comunidade durante todo o ano e recebe a programação da Semana ID nestas datas especiais.

    qrcode agenda rota vicentina blog autocolante events activities sw portugal
  • 30/03/2022

    Hoje estivemos na Rádio Rio, em Odemira, a conversar sobre a programação da Semana ID. Marta Cabral, Presidente da Associação Rota Vicentina, falou do seu percurso na Associação e do caminho que está a trilhar na região e claro, dos detalhes da Semana ID.  Fica aqui o registo áudio:

  • 31/03/2022

    Hoje é dia de Assembleia Geral na Associação Rota Vicentina. Vamos aprovar as contas de 2021 e preparar os últimos pormenores para esta linda celebração que será a Semana ID, que marca mais um ciclo, mais um ano de trabalho cujos frutos que este evento tão bem mostra.

  • 1/04/2022

    Hoje é o dia em que o nosso blog é apresentado ao público! Até hoje tem estado em testes e parece que se está a portar bem. É um orgulho imenso termos chegado até aqui, obrigada a todos os que nos acompanham!

    Ler Editorial de Abril
  • 2/04/2022

    Tudo a postos para a Semana ID! Hoje tiramos o dia para estar com a família que os próximos dias não nos vão dar descanso! Deixamos-vos com algumas leituras de sábado, para se inspirarem e seguirem connosco nesta viagem. Até amanhã, com toda a disposição e alegria, vamos pensar, visitar e celebrar o Sudoeste!

    noticia fugas publico semana id diario
    noticia NIT semana id diario blog
  • 3/04/2022

    Assim foi o primeiro dia de Semana ID…

    De manhã, uma “Ode ao Mira”, actividade criada por Joana Queiroz a partir do Curso para Guias Locais da Rota Vicentina. Foi uma bela homenagem ao Rio Mira que nos levou num passeio a pé pelos trilhos de Santa Clara-a-Velha. Pelo caminho, gentes da terra partilharam poemas e canções que, ao longo dos tempos, são prova do amor, gratidão e respeito por este rio.

    De tarde, o moleiro José Guilherme abriu-nos as portas do Moinho de Odemira, que ​​​​​​​moe como noutros tempos e transforma em farinha o trigo e o milho. A partir daqui, o historiador António Quaresma guiou-nos pelas ruas da vila, numa caminhada repleta de histórias das paisagens e das gentes que conduziram esta terra àquilo que é hoje.

    Já no Espaço CRIAR, pusemos as mãos na massa com as oficinas de crochet e cerâmica da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira.

    E porque celebrar fazia parte da promessa da Semana ID, recebemos a visita de dois caminhantes que comemoravam o aniversário de casamento caminhando nos trilhos da Rota Vicentina! Há acasos que se tornam tão especiais! Juntos, assistimos à peça de teatro “Os Malteses”, da Companhia GATO SA, e demos um pézinho de dança no baile conduzido pela Associação PédeXumbo.

    Pelo meio, houve ainda tempo para as habituais palavras de boas-vindas de Marta Cabral, Presidente da Associação Rota Vicentina, e Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira.

    Uma pequena amostra da bonita semana que se avizinha!

  • 4/04/2022

    Hoje a chuva brindou-nos com a sua presença. Algumas actividades do programa foram adiadas ou canceladas, mas nem por isso deixamos de viver o espírito da Semana ID.

    Durante a tarde, Leonor Pires e Francisco de Sousa, dois arquitectos paisagistas que em tempos colaboraram com a Rota Vicentina através do projecto Life Volunteer Escapes, guiaram-nos pela “paisagem que escolhemos”. 

    Ao longo de quase 5 km seguimos numa caminhada interpretativa pelos trilhos da Rota Vicentina, em S. Luís, numa combinação do Percurso Circular das Hortas de S. Luís e um troço do Caminho Histórico. Caminhámos com o objectivo específico e muito particular de olhar para a paisagem como um reflexo das escolhas que fazemos.

    E que bom que foi (re)descobrir o que temos mesmo aqui à porta de casa!

    Nesta noite recebemos também o jornalista português Miguel Judas e o operador turístico espanhol German. A Casa da Lua – alojamento parceiro da Rota Vicentina – foi a grande anfitriã destas boas-vindas. À Cristina, o nosso obrigado pelo apoio!

  • 5/04/2022

    Mais um dia cinzento pela Costa Alentejana e Vicentina. Sabemos que cada gota de chuva é preciosa, e por isso a Semana ID segue, firme e forte.

    Depois de uma noite bem passada na Casa da Lua – alojamento associado da Rota Vicentina – a manhã começou com o arranque da Press e Fam Trip dedicada à oferta Cycling.  A partir da Estação Ferroviária de Amoreiras-Gare, um grupo de jornalistas e operadores turísticos seguiram de bicicleta pela Grande Travessia da Rota Vicentina, acompanhados pelo Diogo Trindade, o nosso Gestor de Associados.

    Nesse entretanto, no turismo rural Três Marias, Hugo Nascimento já estava de jaleca colada ao peito, a preparar o repasto para a Mesa ID. Enquanto os tachos estavam ao lume, o Danilo Warick preparava o cenário para a gravação e transmissão deste momento tão especial.

    E como numa boa casa portuguesa não pode faltar pão (queijo) e vinho sobre a mesa, a Padaria DoZero e a Herdade do Cebolal presentearam-nos com um bom petisco para reconfortar o estômago e alimentar o espírito da conversa que se iria seguir.

    Três horas em ponto e na Rádio RIO já se falava do nosso Sudoeste. Para quem não pode ouvir em directo, aqui fica o podcast:


    De volta às pedaladas e com mais de 50 km feitos, o grupo chegou a São Luís. Hora de dar banho às bicicletas, recarregar baterias (dos equipamentos e não só!) e seguir para o sossego. O jantar e a noite foram Herdade da Matinha, parceiro de longa data da Rota Vicentina. 


    semana id 2022 press trip rota vicentina cycling
  • 6/04/2022

    E ao quarto dia de Semana ID, o sol deu o ar de sua graça!

    As actividades da manhã começaram pela vila de Aljezur, numa viagem guiada por Daniel Martins – aluno do Curso para Guias Locais – até ao período da ocupação Árabe.

    Na Press e Fam Trip, o grupo pedalou rumo ao sul. De S. Luís a S.Miguel, foram mais de 55km nas pernas. À chegada, foi brindado  com uma prova de vinhos da Vicentino Wines.

    Também fomos para o trilho com uma turma do 1º ano da Escola Primária do Cercal do Alentejo. Em conjunto com a professora Catarina, os alunos apadrinham parte do Caminho Histórico (entre Fonte Santa e Cercal do Alentejo) e aproveitaram a Semana ID para ir para o trilho fazer alguma manutenção, pois desde a última saída de campo as silvas cresceram!

    Acompanhados pela Irene Nunes, falou-se também de marcas de trilhos pedestres e cicláveis e dos cuidados a ter durante uma caminhada.

    Já no Almograve, na companhia dos padrinhos Teresa e Augusto Nogueira, realizou-se uma Caminhada de Manutenção entre o Porto de Pesca de Lapa das Pombas e o Cabo Sardão, um dos troços mais icónicos do Trilho dos Pescadores!

    Esta caminhada foi uma verdadeira ode à Primavera, com muitas espécies a florir e um mar calmo, mesmo a pedir um mergulho!

    A noite terminou na Casa da Lua, com um serão com música, histórias e um copo de bom medronho. À nossa!

  • 7/04/2022

    Hoje o dia começou com uma caminhada nórdica, a partir da Pensão das Dunas.

    Na praia do Malhão, em Vila Nova de Milfontes, seguimos numa caminhada promovida por Finn Rasquin, aluna do Curso para Guias Locais da Rota Vicentina. Aqui, fomos calorosamente guiados pela paisagem dunar e as suas particularidades. Esta actividade terminou com um picnic junto à Rocha d’Água d’Alte que se transformou numa deliciosa promoção do território!

    Também junto ao mar, mas um pouco mais a sul, acompanhámos a professora Marina Mogo e uma turma de 6º ano da Escola de Colos numa caminhada pelo Percurso Circular Dunas do Almograve.

    Este foi um dia recheado de passeios e por isso, não se ficou por aqui! Mais a interior, fomos também guiados pela madrinha Joke pelo Percurso Circular Troviscais ao Mira.

    Enquanto isso, na Press Trip, as pedaladas seguiram rumo aos algarves… Aljezur, Carrapateira e por fim, o merecido descanso na Casa Fajara!

  • 8/04/2022

    Penúltimo dia de Semana ID! Como passou rápido, não acham?

    Hoje o programa começou com em Santa Clara-a-Velha, a preparar os cenários que vão receber o mercado “Aldeias à Vista”, iniciativa do CLARA – Centro para o Futuro Rural – e a festa de encerramento da Semana ID.

    Em Vila do Bispo, reavivámos as artes manuais, com um passeio guiado por Beatriz Cardoso. Um encontro com a arte e a natureza de Barão de São Miguel, que da empreita até à cerâmica, visitou espaços de trabalho de artesãos e nos fez pôr – literalmente – as “mãos na massa”!

    Também no Sul de Portugal, o grupo da Fam e Press Trip que acompanha esta 2ª edição da Semana ID, pedalou rumo ao Cabo de S. Vicente. Com uma paragem junto da Mar Ilimitado, empresa parceira da Rota Vicentina, para aprender um pouco mais sobre o mar que nos rodeia, o grupo terminou o dia no Salema Eco Camp, com um bela cervejinha para repor energias!

    Brindado pelo por-do-sol, o encontro de padrinho de Trilhos Pedestres da Rota Vicentina aconteceu pela primeira vez, numa caminhada interpretativa pelo Percurso Circular da Senhora das Neves. Acompanhados pela bióloga local Paula Canha, que nos encantou com as suas histórias e saberes, rematámos esta caminhada com petisco ao entardecer. Obrigado à madrinha Paula Silva (Figueirinha Ecoturismo) por este momento!

    Ao serão, o filme “A Costa das Cegonhas – Retrato Natural do Sudoeste” também seguiu viagem, desta feita até às aldeias de S.Luís e Azenhas do Mar. Um sonho realizado, que esperamos repetir em breve em muito mais locais!

  • 9/04/2022

    Foi uma semana tão boa, recheada de actividades, de partilha e celebração. Mas ainda não acabou, por isso vamos lá!

    O dia começou bem, a dar ao pedal! O Paulo Rente e o Filipe Rodrigues guiaram um passeio de bicicleta por S.Luís de 36 km (sim, leram bem, trinta-e-seis)!

    E em S.Luís, a poesia também saiu à rua, num encontro popular no centro da aldeia, onde toda a comunidade visitou e celebrou a nossa cultura poética nacional. Uma iniciativa da Fundação O Cerro – Cultura e Ensino que deve ser (muitas vezes) repetida!

    No Cercal do Alentejo, Matilde Gamito abriu as portas da padaria da sua família para a actividade “Pão, da tradição ao coração”. Aqui, pudemos fazer parte da história desta iguaria alentejana, desde o amassar até a um dos repastos mais apreciados pelos locais: a bela açorda!

    E o dia terminou em Santa Clara-a-Velha, ao som de do Marco Campaniça, Os Marafados e muita, muita animação!

    Foi assim a Semana ID. Obrigada por nos acompanharem 💚

👉 Siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram) para não perder pitada do que está a acontecer antes, durante e depois da Semana ID 2022!

Tags:

Beatriz Silvestre

Nasceu em Odemira no Verão de 1994. É uma apaixonada por sorrisos, por animais e pelas gentes. Na equipa da Rota Vicentina é responsável de marketing e comunicação.

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
13 Abr 2022 Artigo Viagens

Depois da Semana ID… a Agenda continua!

2 minutos de leitura Clique para continuar a ler