A herança de um projecto de Conservação da Natureza
A Rota Vicentina fez parte de um projecto pioneiro de conservação da natureza – o LIFE Volunteer Escapes – mas não ficámos por aí!
Este projecto, do qual fizeram parte entidades de norte a sul de Portugal, decorreu entre 2018 e 2020 e teve como principal objectivo o envolvimento de voluntários locais de médio e longo prazo em acções de conservação da natureza e sensibilização ambiental, no território de acção de cada entidade parceira.
No território do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, foram selecionadas três áreas-piloto como alvo de intervenção:
Lombo do Asno – Alteirinhos;
Charcos Temporários do Malhão – Vila Nova de Milfontes;
Pequena área em Maria Vinagre – no Rogil.
Estes locais foram escolhidos especialmente por serem sítios da Rede Natura 2000 e por albergarem comunidades de vegetação únicas e ameaçadas de extinção.
No LIFE Volunteer Escapes, cinco voluntários de média e longa duração foram envolvidos, que além de dinamizarem várias acções de conservação da natureza, com o apoio de voluntários espontâneos, também executaram, quase diariamente, o controlo e monitorização de plantas invasoras nas nossas áreas-piloto. A par desse trabalho de campo, deram azo à criatividade e criaram materiais e jogos didáticos para actividades em escolas. Ainda hoje são usados nas actividades de Sensibilização Ambiental e são disponibilizados a todos aqueles que os queiram adquirir.
Este ano, foram feitas algumas actividades em escolas, recorrendo aos materiais – “Descobre a Flora” e “A Invasão” – pois são um excelente meio para mostrar as plantas que nem sempre conseguimos recolher. Também foram levadas algumas amostras de plantas para os alunos poderem ver e desenhar, como outra forma de conhecê-las melhor.
É fundamental estimular a curiosidade dos mais novos para os temas da conservação da biodiversidade e sobre a importância de conhecer bem os nossos ecossistemas, as nossas plantas e os animais que habitam por cá. São pequenos cientistas-cidadãos muito atentos e nada lhes escapa quando vamos passear!
No terreno, temos regressado às nossas áreas-piloto e feito acções de conservação da natureza e sensibilização ambiental convidando a comunidade a participar ao incluí-las no calendário de voluntariado.
Não podemos agir em todo o Parque Natural ou ao longo de todos os nossos Trilhos Pedestres, mas sentindo a necessidade de intervir em zonas onde a vegetação nativa se encontra ameaçada, assim como de sensibilizar sobre este assunto, motivando cada um a agir e a apoiar-nos nesta missão. Demos o primeiro passo com o projecto Life Volunteer Escapes e queremos continuar nesse caminho, deixando uma pegada positiva com as nossas acções de conservação.
Arquitecta Paisagista de formação, sempre esteve ligada à Natureza. Leonor adora plantas, música, artesanato, desenhar e caminhar ao ar livre. O Alentejo é a sua casa.