30 Jan 2023 Aviso Viagens

Algo correu mal nos trilhos? Conte-nos tudo!

3 minutos de leitura

Partilhe connosco o problema que encontrou nos trilhos da Rota Vicentina.

Desde que começamos esta aventura dos Trilhos Pedestres, sabíamos que os nossos grandes aliados para manter nos trinques esta rede de trilhos – pedestres e cicláveis –  seriam quem usufrui dos mesmos, ou seja, caminhantes e ciclistas – visitantes ou residentes! A pequena equipa da Rota Vicentina não consegue estar presente diariamente em cada um dos percursos, mas importa estarmos informados para irmos o mais rapidamente possível resolver o problema identificado.

O e-mail era o nosso principal meio de comunicação, mas para sermos ainda mais rápidos e eficazes, criamos um formulário para reportar ocorrências. Este instrumento, que tem como objectivo primeiro garantir a qualidade e a sustentabilidade do acesso aos trilhos, também servirá como um instrumento de reporte e ligação com os actores ligados aos trilhos (utilizadores, proprietários, entidades locais). 

Cada caminhante, um actor activo que contribui para a qualidade dos trilhos

Cada utilizador de um trilho, caminhante ou ciclista, frequente ou não, residente ou visitante, poderá ter informação relevante para partilhar com a Associação Rota Vicentina. Assim sendo, essa pessoa torna-se parte activa do sistema de monitorização e manutenção dos trilhos!

O formulário de report de ocorrência: como funciona?

Qualquer anomalia (marcação, manutenção, conflito de utilização, atentados ao meio ambiente, etc.) será reportada através deste formulário. Caso seja um problema que não é da competência da Rota Vicentina, o mesmo será reportado à autoridade que tratará de acompanhar e resolver a anomalia.

Exemplo de report de ocorrência: árvore caída no meio do trilho

Não poderia ser mais fácil! Acessando ao formulário através do botão no rodapé do site Rota Vicentina, é só seguir e responder às perguntas. É simples e intuitivo! Pode preencher o formulário ainda no local ou no regresso a casa. A nossa dica é guardar esta ligação nos atalhos no seu telemóvel / computador.

Para uma rápida e eficaz intervenção, é fulcral ter o máximo de informação possível: localização, referência ao trilho, localização precisa da anomalia (idealmente com ponto GPS), natureza do problema. Os dados de contacto também podem ser relevantes, caso precisemos de mais detalhes e/ou para dar feedback.

O envolvimento de cada um na comunicação de anomalias do terreno é um factor essencial para garantir a máxima qualidade dos trilhos da Rota Vicentina. Cada reporte é para nós fundamental. Agradecemos toda a colaboração!

Tags:

Irene Nunes

Nasceu em Besançon (França) no ano de 1986. Entre outras coisas, gosta particularmente de fotografia, caminhadas, cerâmica, leitura, surpresas e chocolate.

As nossas sugestões

30 Jan 2023 Aviso Viagens

Algo correu mal nos trilhos? Conte-nos tudo!

Partilhe connosco o problema que encontrou nos trilhos da Rota Vicentina.

Irene Nunes
18 Jan 2023 Editorial Comunidade

A transformação sistémica do mundo e a Semana ID

Experimente sentir a natureza, respirar em silêncio, comer o que vê ser colhido, caminhar por prazer, aprender um novo estilo de vida.” Por uns dias, a[...]

Marta Cabral
18 Nov 2022 Notícia Viagens

Já conhece a nova loja da Rota Vicentina?

A Rota Vicentina tem uma loja online renovada!

Beatriz Silvestre
04 Nov 2022 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Quer ajudar a Associação Rota Vicentina? Faça um donativo!

Pode ajudar a Rota Vicentina com o seu tempo, de forma pontual ou contínua, ou com um contributo financeiro, através de um donativo.

25 Out 2022 Artigo Viagens

Onde comprar mapas e guias da Rota Vicentina?

Está a planear a sua caminhada no Trilho dos Pescadores ou no Caminho Histórico? Saiba onde encontrar os mapas e guias de campo oficiais da Rota Vicentin[...]

10 Out 2022 Aviso Viagens

Aviso aos caminhantes: corte de árvores em S.Martinho das Amoreiras

Há um corte de árvores que dificulta passagem no Percurso Circular S. Martinho das Amoreiras.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
06 Fev 2023 Aviso Viagens

CMT Fahrrad & WanderReisen: check!

2 minutos de leitura Clique para continuar a ler