Calendário de actividades de voluntariado em Fevereiro e Março de 2022
8 caminhadas de manutenção e 1 saída de campo para inquéritos e contagem de caminhantes
Em 2021, inaugurámos um novo formato nas nossas actividades de manutenção: são os padrinhos que guiam as caminhadas (sempre com o nosso apoio, claro)! Foi um grande passo em frente e estamos muito orgulhosos pelos nossos trilhos terem pessoas tão especiais a acarinhá-los e a transmitir o saber cuidar e o amor que têm a este território.
No primeiro trimestre de 2022, preparámos várias caminhadas de voluntariado, no interior e na costa, no Alentejo e no Algarve, à semana e ao fim-de-semana. Enfim, há caminhadas para todos os gostos e feitios!
Quem são os caminhantes? Como são vistos pela comunidade local? Qual o seu impacto no território?
Quem se lembra dos dias de contagem e dos inquéritos ao caminhante no terreno em 2017? Pois é, este ano voltamos a fazê-lo e a primeira saída de campo acontece já em Fevereiro.
As contagens exigem a presença de uma larga equipa em campo, cerca de 80 pessoas por dia de contagem. Em 2017, a Rota Vicentina teve o privilégio de poder contar com muitos voluntários e seria bom repetir essa proeza.
Queremos estabelecer um conjunto fixo de voluntários que consiga assegurar a presença em várias sessões ao longo de 2022 (serão 6 no total). Antes do início das contagens será realizada uma sessão de formação online para os voluntários e também será disponibilizado um manual de campo sobre o trabalho a desenvolver e os cuidados a ter nessa tarefa.
Podemos contar convosco?
Irene Nunes nasceu em França, em 1986. Formou-se em Relações Internacionais, mas foi no Ecoturismo e Educação Ambiental que encontrou o seu caminho. As várias experiências de turismo, natureza e cultura inspiraram o seu percurso e trouxeram-na até ao Sudoeste de Portugal, onde é, desde 2017, responsável pelas áreas de Trilhos Pedestres e Voluntariado na Associação Rota Vicentina.