13 Jan 2023 Opinião Comunidade

Workshop “A estratégia ID”, em São Luís

4 minutos de leitura

Inspiração e pragmatismo, ou o maravilhoso mundo Rota Vicentina.

É um privilégio fazer parte, um sonho tornado realidade, não escondo, e, quanto mais me envolvo neste projecto, mais certezas tenho de que a Rota Vicentina (como diria uma amiga) “é um farol de esperança para a região”.

O workshop do passado dia 10/01 em São Luís, é um reflexo disso mesmo: a adesão dos associados, as suas partilhas profundas, honestas e construtivas, trabalho em equipa, sem esquecer a hospitalidade da Rafaela do Co.Re, e os óptimos petiscos da Nativa… a Rota Vicentina no seu melhor!

“A estratégia ID: resultados e desafios futuros”, foi ponto de partida para uma sessão de trabalho que nos fez a todos saber mais e pensar melhor, sobre a relevância da Identidade para o território. O que temos, o que desejamos, onde esbarramos e onde podemos atalhar caminho? Tudo isto num cruzamento perfeito entre inspiração e pragmatismo, orientados de perto pelo conhecimento científico da Universidade Nova de Lisboa, obrigada ao Pedro Clemente.

Juntámos operadores, alojamentos, empresas de actividades, restaurantes, agentes culturais e entidades de turismo, de maneira a podermos contar com uma visão representativa e abrangente. Este workshop, insere-se no estudo de monitorização do impacto socioeconómico da Rota Vicentina, mas neste dia discutiram-se sobretudo ideias, não números. Sempre com a estratégia ID em fundo, partimos dos 4 eixos que a compõem: Responsabilidade e Sustentabilidade, Cultura Local, Qualidade, Comunicação e Comércio.

Lançámos o desafio: quais as barreiras e oportunidades detectadas pelos grupos de participantes em cada uma das áreas, e, para terminar, que fossem apresentadas propostas de projectos de curto e médio prazo para cada um dos eixos.

Para deixar aqui um breve resumo, tentei encontrar os denominadores comuns, os aspectos mais transversais a todas as áreas, perdoem-me os participantes, se aqueles que vos são mais caros e importantes ficaram de fora mas não posso ir a todos!

Assim no campo das barreiras: a língua, muito presente, seja em quem presta serviço, seja no contacto com a comunidade. As distâncias e mobilidade, logística. A falta de mão de obra, de habitação. A degradação ambiental e o fluxo migratório. Uma qualidade de serviço pouco homogénea. Concorrência grandes superfícies versus micro-negócios, a certificação de produtos realmente locais… Alguns dos temas mais debatidos.

Mas não nos deixemos abalar, onde se detectam obstáculos também se encontram oportunidades, e estas ficaram identificadas: existe diversidade de paisagem e recursos. Um território incrível, todo o ano, explorável em várias camadas. Uma comunidade que pode e deve chamar a si o protagonismo, e turistas capazes de serem responsabilizados. Um potencial de crescimento na área da qualidade. Valorização de grupos e trabalho em rede. Apoios governamentais e viabilização de investimentos. Maior envolvimento de autarquias, freguesias e associações locais. E mais, muito mais…

Workshop “A estratégia ID”, em São Luís.
Workshop “A estratégia ID”, em São Luís.
Workshop “A estratégia ID”, em São Luís.

Passámos então à prática e surgiram ideias para projectos de curto e longo prazo, como por exemplo: criar escolas de línguas para qualificação de mão de obra, definir e estabelecer processos colaborativos que permitam trabalhar em rede. Hortas Comunitárias! Uma feira mensal de produtos locais que seja itinerante, mapear o comércio e gerar intercâmbios intra-regionais. Ampliar o alcance da Semana ID. Criar um centro de visitação do Parque Natural, que seja porta de entrada no território, etc, etc, etc…

Foi intenso e produtivo. Um excelente contributo para o estudo de monitorização do impacto socioeconómico.

A Universidade Nova vai continuar no terreno a realizar recolha de dados entre os vários agentes económicos, desta manhã de trabalho em São Luís, saiu um belo néctar que vai agora a fermentar. Toda a informação será analisada e trabalhada pelos especialistas, em estreita colaboração com a Rota Vicentina. Será transformada, não em vinho ou medronho, mas em forma de relatório, a ser apresentado no seminário Semana ID!

Bom trabalho a todos e até já.

Tags:

Rita Freitas

Nascida e criada em Lisboa, com o coração na Costa Alentejana. É para lá que “foge”, sempre que pode, ou faz falta. A Rita está a colaborar com a Rota Vicentina na área da comunicação e produção da Semana ID. Após 25 anos de jornalismo, decidiu mudar de rumo. Trabalha como freelancer e escreve livros […]

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
18 Jan 2023 Opinião Comunidade

A transformação sistémica do mundo e a Semana ID

3 minutos de leitura Clique para continuar a ler