Rota Vicentina no Congresso Brasileiro de Trilhas

4 minutos de leitura

De 25 a 29 de Maio, a Associação Rota Vicentina estará presente na 1ª edição do Congresso Brasileiro de Trilhas.

Este evento, realizado pelo Governo de Goiás e pela Rede Brasileira de Trilhas, terá lugar no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, Brasil, e será também transmitido online, mediante inscrição.

Inscreva-se aqui

Na sexta-feira, dia 27 de Maio, a presidente da Associação, Marta Cabral, irá representar a Rota Vicentina e apresentar o projecto como um motor de desenvolvimento económico para a região.

Esta sessão terá a duração de 90 minutos e acontecerá presencialmente no auditório 1, às 9 horas (horário de Goiânia/Brasil) e virtualmente, às 13 horas (horário de Lisboa/Portugal).

Para além desta intervenção, o Congresso Brasileiro de Trilhas contará com a presença de membros e representantes de várias redes de trilhos de países da América do Norte, Central e do Sul, proporcionando momentos de partilha extremamente inspiradores.

Serão 5 dias recheados de palestras, mini-cursos, oficinas e várias oportunidades de debate, simultâneos à Feira de Negócios X-Trilhas, um dos maiores eventos de turismo outdoor do país.

Conheça o programa completo aqui

Acompanhe o relato desta experiência no Congresso Brasileiro de Trilhas, em directo do Brasil, por Marta Cabral 👇

  • Primeiras impressões

    O 1º Congresso Brasileiro de Trilhas foi inaugurado pelo Pedro da Cunha Menezes durante a Cerimónia de Abertura na noite do dia 25 de Maio, em Goiânia.

    O Pedro Menezes procurou a Rota Vicentina há cerca de 10 anos, com enorme entusiasmo sobre a criação destas duas primeiras Grandes Rotas Pedestres (ou “Trilhas de Longo Curso” no léxico brasileiro) em Portugal e, particularmente, no Sudoeste, uma vez que já conhecia o Trilho dos Pescadores e já tinha o sonho de desenvolver uma rede das Trilhas de Longo Curso pelo Mundo! Na altura fiquei céptica, não espertava conhecer alguém tão preparado neste tema, e fui acreditando na medida em que fui acompanhando o trabalho (voluntário!) do Pedro.

    O discurso do Pedro ontem foi muito importante porque nos relembra que tudo é possível quando há uma ideia, uma convicção honesta e profunda, capacidade de reflexão, liderança, diplomacia, e conhecimento técnico e uma legião de pessoas e identidades que apoiam, ajudam, concretizam, viabilizam, sonham junto. Muita coisa, é certo, mas no essencial são faces de um mesmo sonho optimista, porém realista. O Pedro frisou o papel desta legião de pessoas para a concretização deste Congresso, como símbolo da realidade da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. Frisou uma origem “de baixo para cima” que num determinado momento se teve que institucionalizar. É todo este equilíbrio que nos deve mover a todos. Não podemos sonhar baixo, temos de sonhar alto, muito alto. E a razão, é que a importância deste trabalho é muito mais profunda e transversal do que podemos compreender nos dias de hoje.

    Quando nenhum de nós estiver por cá, este trabalho estruturante vai enraizar, crescer, florescer, e este trabalho sistémico, estratégico e transectorial é de uma importância vital para o desenvolvimento territorial integrado do futuro. Não é coisa pouca e está nas mãos de todos nós.

    Obrigada ao Pedro, à Rede de Trilhas e à Goiás Turismo pelo convite e pela oportunidade de aprender convosco e representar a Rota Vicentina e Portugal neste evento tão importante para as trilhas no Brasil, que é o mesmo que dizer para as trilhas no Mundo!

  • Reflexão após o evento

    Leia aqui as reflexões de Marta Cabral após o evento

Tags:

Beatriz Silvestre

Nasceu em Odemira no Verão de 1994. É uma apaixonada por sorrisos, por animais e pelas gentes. Na equipa da Rota Vicentina é responsável de marketing e comunicação.

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
02 Jun 2022 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

1.º Congresso Brasileiro de Trilhas – que aprendizagem para Portugal?

12 minutos de leitura Clique para continuar a ler