Rota Vicentina no Congresso Brasileiro de Trilhas

4 minutos de leitura

De 25 a 29 de Maio, a Associação Rota Vicentina estará presente na 1ª edição do Congresso Brasileiro de Trilhas.

Este evento, realizado pelo Governo de Goiás e pela Rede Brasileira de Trilhas, terá lugar no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, Brasil, e será também transmitido online, mediante inscrição.

Inscreva-se aqui

Na sexta-feira, dia 27 de Maio, a presidente da Associação, Marta Cabral, irá representar a Rota Vicentina e apresentar o projecto como um motor de desenvolvimento económico para a região.

Esta sessão terá a duração de 90 minutos e acontecerá presencialmente no auditório 1, às 9 horas (horário de Goiânia/Brasil) e virtualmente, às 13 horas (horário de Lisboa/Portugal).

Para além desta intervenção, o Congresso Brasileiro de Trilhas contará com a presença de membros e representantes de várias redes de trilhos de países da América do Norte, Central e do Sul, proporcionando momentos de partilha extremamente inspiradores.

Serão 5 dias recheados de palestras, mini-cursos, oficinas e várias oportunidades de debate, simultâneos à Feira de Negócios X-Trilhas, um dos maiores eventos de turismo outdoor do país.

Conheça o programa completo aqui

Acompanhe o relato desta experiência no Congresso Brasileiro de Trilhas, em directo do Brasil, por Marta Cabral 👇

  • Primeiras impressões

    O 1º Congresso Brasileiro de Trilhas foi inaugurado pelo Pedro da Cunha Menezes durante a Cerimónia de Abertura na noite do dia 25 de Maio, em Goiânia.

    O Pedro Menezes procurou a Rota Vicentina há cerca de 10 anos, com enorme entusiasmo sobre a criação destas duas primeiras Grandes Rotas Pedestres (ou “Trilhas de Longo Curso” no léxico brasileiro) em Portugal e, particularmente, no Sudoeste, uma vez que já conhecia o Trilho dos Pescadores e já tinha o sonho de desenvolver uma rede das Trilhas de Longo Curso pelo Mundo! Na altura fiquei céptica, não espertava conhecer alguém tão preparado neste tema, e fui acreditando na medida em que fui acompanhando o trabalho (voluntário!) do Pedro.

    O discurso do Pedro ontem foi muito importante porque nos relembra que tudo é possível quando há uma ideia, uma convicção honesta e profunda, capacidade de reflexão, liderança, diplomacia, e conhecimento técnico e uma legião de pessoas e identidades que apoiam, ajudam, concretizam, viabilizam, sonham junto. Muita coisa, é certo, mas no essencial são faces de um mesmo sonho optimista, porém realista. O Pedro frisou o papel desta legião de pessoas para a concretização deste Congresso, como símbolo da realidade da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. Frisou uma origem “de baixo para cima” que num determinado momento se teve que institucionalizar. É todo este equilíbrio que nos deve mover a todos. Não podemos sonhar baixo, temos de sonhar alto, muito alto. E a razão, é que a importância deste trabalho é muito mais profunda e transversal do que podemos compreender nos dias de hoje.

    Quando nenhum de nós estiver por cá, este trabalho estruturante vai enraizar, crescer, florescer, e este trabalho sistémico, estratégico e transectorial é de uma importância vital para o desenvolvimento territorial integrado do futuro. Não é coisa pouca e está nas mãos de todos nós.

    Obrigada ao Pedro, à Rede de Trilhas e à Goiás Turismo pelo convite e pela oportunidade de aprender convosco e representar a Rota Vicentina e Portugal neste evento tão importante para as trilhas no Brasil, que é o mesmo que dizer para as trilhas no Mundo!

  • Reflexão após o evento

    Leia aqui as reflexões de Marta Cabral após o evento

Tags:

Beatriz Silvestre

Nasceu em Odemira no Verão de 1994. É uma apaixonada por sorrisos, por animais e pelas gentes.

As nossas sugestões

30 Jan 2023 Aviso Viagens

Algo correu mal? Conte-nos tudo!

Partilhe connosco o problema que encontrou nos trilhos da Rota Vicentina.

Irene Nunes
04 Nov 2022 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Quer ajudar a Associação Rota Vicentina? Faça um donativo!

Pode ajudar a Rota Vicentina com o seu tempo, de forma pontual ou contínua, ou com um contributo financeiro, através de um donativo.

25 Out 2022 Artigo Viagens

Onde comprar mapas e guias da Rota Vicentina?

Está a planear a sua caminhada no Trilho dos Pescadores ou no Caminho Histórico? Saiba onde encontrar os mapas e guias de campo oficiais da Rota Vicentin[...]

10 Out 2022 Aviso Viagens

Aviso aos caminhantes: corte de árvores em S.Martinho das Amoreiras

Há um corte de árvores que dificulta passagem no Percurso Circular S. Martinho das Amoreiras.

Irene Nunes
04 Out 2022 Clipping Viagens

Rota Vicentina no jornal britânico The Guardian

Jornal britânico “The Guardian” destaca Rota Vicentina como um dos melhores destinos de caminhada na Europa.

Beatriz Silvestre
05 Ago 2022 Artigo Comunidade

Na Agenda Rota Vicentina, cabe tudo e mais um par de botas!

A Agenda da Rota Vicentina celebrou 2 anos e neste artigo mostramos tudo o que nela cabe! Spoiler: é mesmo tudo e mais um par de botas!

Delphine Attali

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
02 Jun 2022 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

1.º Congresso Brasileiro de Trilhas – que aprendizagem para Portugal?

12 minutos de leitura Clique para continuar a ler