O que é o selo Leading Quality Trails?

4 minutos de leitura

Encontro anual Leading Quality Trails nas Aldeias Históricas de Portugal

Já tivemos oportunidade de partilhar todos os pormenores desta nossa experiência neste artigo.

Durante este evento de três dias, encontraram-se vários representantes de redes de trilhos certificadas como Leading Quality Trail (LQT) para caminhar, visitar, partilhar e discutir essencialmente sobre Trilhos Pedestres.

Neste encontro estiveram presentes Alsace Destination Tourism, Club Vosgien, Hoganas Kommun, Office Regional du Tourisme Eislek, Office Regional du Tourisme Mullerthal La Petite Suisse Luxembourgeoise, Rota Vicentina, Toulava, para além da rede colaborativa das Aldeias Históricas de Portugal, Leading Quality Trails e da European Ramblers Association (ERA).

Um dos momentos do encontro foi a entrega dos certificados Leading Quality Trails (na realidade, de recertificação) da GR22 (Portugal) e da Traversée du Massif des Vosges (França) por Boris Micic, presidente da European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhantes).

No encontro da LQT nas Aldeias Históricas, estavam presentes Alain Ferstler, Armand Ducornet, Benoît Messmer, Boris Micic, Carola Mooe, Dalila Dias, Duarte Rodrigues, Guillaume Bernard, Guillaume Maciel, Irene Nunes, Jan Sochor, João Santos, Leticia Aceituno, Liane Jordan, Manuel Franco, Marina del Viejo, Mário Santos, Marta Cabral, Pilar Reis, Pitt Kirtz, Tim Schnelke.

Afinal o que são os trilhos “Leading Quality Trails”?

Trata-se de um selo, que foi estabelecido pela European Ramblers’ Association. Tem por objectivo medir a atractividade dos trilhos de forma consistente. Este selo garante uma experiência de caminhada de alta qualidade. Foi projectado com a máxima flexibilidade para integrar as características paisagísticas e os trilhos próprios a cada região. A conservação da natureza, bem como a manutenção e sinalização adequadas do trilho, devem ser garantidas ao longo do período de certificação (3 anos).

No fundo Leading Quality Trails – Best of Europe (LQT) é um sistema de avaliação e certificação que oferece um conjunto de critérios de qualidade para trilhos de caminhada a nível europeu.

E quais são os critérios?

Um trilho é examinado sob três níveis: secções de 4 km (cerca de 1 hora de caminhada), etapas diárias e comprimento total da rota. Esta avaliação multidimensional garante que a rota seja atractiva em todos os aspectos, oferecendo ao caminhante a maior variedade possível. Para obter a acreditação completa, cada secção de 4 km deve alcançar 11 pontos nos critérios de escolha. Ao longo do comprimento total e de todas as etapas diárias, todos os critérios essenciais devem ser atendidos.

Critérios gerais para cada secção de 4 km (subdivididos em 23)
– Superfície do trilho
– Sistema de marcação do trilho e respectiva sinalética
– Natureza/Paisagem
– Cultura
– Civilização

Critérios para cada etapa
– Segurança
– Classificação da etapa (nível de dificuldade)
– Ponto de início da caminhada: painel, estacionamento…
– Mobilidade (ligação a transportes públicos)
– Alojamento
– Possibilidade de transporte de bagagem
– Passagem em propriedades privadas garantida

A Rota Vicentina tem trilhos Leading Quality Trails - Best of Europe?

Desde 2016 (tendo sido renovado em 2020), o Caminho Histórico é certificado “Leading Quality Trails – Best of Europe”, integrando assim o lote exclusivo dos melhores destinos de caminhada na Europa. Estamos agora a tratar da renovação desta certificação.

E vocês, já caminharam em algum trilho Leading Quality Trails?

Tags:

Irene Nunes

Irene Nunes nasceu em França, em 1986. Formou-se em Relações Internacionais, mas foi no Ecoturismo e Educação Ambiental que encontrou o seu caminho. As várias experiências de turismo, natureza e cultura inspiraram o seu percurso e trouxeram-na até ao Sudoeste de Portugal, onde é, desde 2017, responsável pelas áreas de Trilhos Pedestres e Voluntariado na Associação Rota Vicentina.

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
15 Jan 2024 Artigo Comunidade

Guias Locais: encontro de Associados

3 minutos de leitura Clique para continuar a ler