28 Jul 2021 Artigo Viagens

Juntos por um turismo responsável

3 minutos de leitura

12 redes colaborativas lançam campanha nacional por um turismo responsável

A época de Verão é, em todo o país, uma altura de onde se tem vindo a registar cada vez mais afluência às áreas naturais e protegidas. No sentido de sensibilizar os visitantes, a Associação Rota Vicentina juntou-se a 11 redes de turismo, de Norte a Sul de Portugal, para assinar um convite a uma viagem responsável.

Aproveitando uma iniciativa do Turismo de Portugal que uniu várias redes colaborativas de turismo de Norte a Sul do país, a Associação Rota Vicentina juntou-se a estas entidades  para reforçar o convite a uma viagem responsável, agora numa escala nacional.

Em conjunto com a ADERE Peneda-Gerês, Aldeias de Montanha, Aldeias do Xisto, Aldeias Históricas de Portugal, Heranças do Alentejo, Lugares da Serra Alentejana, Montanhas Mágicas, Geopark Naturtejo, Rota da Terra Fria Transmontana, Rota do Românico e Termas Centro, a Rota Vicentina quer trabalhar uma literacia para a sustentabilidade, assente em toda a ideia de colaboração, quer internamente através das redes de turismo de Portugal, quer através do apoio dos turistas.

Abastecer-se com produtos locais, deixar menos lixo do que encontrou, respeitar os ritmos de vida locais, investir o valor justo pela qualidade, procurar informações sobre a região e as suas particularidades e não sobrecarregar locais sensíveis são alguns dos conselhos a guardar.

Durante o mês de Agosto, estas redes de pessoas e territórios irão mostrar – através das redes sociais – que o futuro do turismo está na preservação da natureza e cultura local. Afinal, sem natureza não há Turismo de Natureza, e são as pessoas (que recebem e visitam) que a podem preservar.

Sobre as Redes Colaborativas de Portugal

Em todo o país, são muitas as redes que agregam agentes turísticos – e em vários casos, entidades públicas e comunidades locais – que desenvolvem acções de levantamento, estruturação de produto e promoção do território. Mas as realidades são mesmo muito distintas e cada rede trabalha o conjunto de desafios que melhor servem as necessidades do respectivo território, estrategicamente e em cada momento. É esta a grande mais valia destas redes, serem estruturas mais orgânicas e próximas dos lugares e das pessoas, mais ligadas ao que realmente importa.

Tags:

Beatriz Silvestre

Nasceu em Odemira no Verão de 1994. É uma apaixonada por sorrisos, por animais e pelas gentes. Na equipa da Rota Vicentina é responsável de marketing e comunicação.

As nossas sugestões

20 Set 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Voluntariado em Outubro, Novembro e Dezembro

Caminhadas de manutenção nos Trilhos Pedestres da Rota Vicentina em Outubro, Novembro e Dezembro 2024

Leonor Pires
18 Set 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Reconstrução da ponte sobre a ribeira de Seixe

Mais do que uma ponte, um marco de resiliência.

Irene Nunes
27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
03 Ago 2021 Artigo Comunidade

Eu apadrinho a etapa Odeceixe » Aljezur

2 minutos de leitura Clique para continuar a ler