Bem-vindos ao novo Blog da Rota Vicentina!

2 minutos de leitura

Editorial de Abril

Não existe “sustentabilidade” sem liberdade. Não existe “sustentabilidade” sem identidade, resiliência e criatividade. Não existe “sustentabilidade” sem ética e afectividade, conhecimento e reflexão, economia local e cidadania. Se não podemos formar um sistema realmente sustentável, queremos caminhar nesse sentido a passos muito largos. Queremos e podemos.

Na era do Big Data, menos é definitivamente mais. A Rota Vicentina não é apenas uma rede de trilhos ou sequer um destino, uma Associação ou um projecto de turismo comunitário e sustentável. A Rota Vicentina é um sistema de comunicação integrada entre residentes, visitantes, governantes e especialistas, que procura provocar pequenas tensões, que por sua vez estimulem a procura concertada de caminhos que melhor respondam aos vários desafios. Tarefa difícil, mas possível com o contributo de todos.

É nesse sentido que chega este blog. Queremos em primeiro lugar enxugar o mar de informação sobre a Rota Vicentina que encontramos pela web afora.

Por um lado, reconhecemos a importância de reunir informações e opiniões independentes, e queremos trazer esse conteúdo à ribalta “oficial”, permitindo-nos reforçar, discordar, acrescentar, corrigir ou simplesmente actualizar.

Por outro lado, queremos cimentar um espaço para – enquanto sistema vivo e multifacetado – criarmos conteúdo relevante de informação, reflexão, diálogo e inspiração.

Fazemo-lo por esta região, pela sua comunidade, pelos turistas e operadores, mas também pela própria equipa que procura gerir a Rota Vicentina. Somos profissionais e cidadãos atentos e interessados, e queremos abrir mais esta janela para o mundo.

Artigos, crónicas e opinião, entrevistas, podcasts, lives ou comunicados, tudo cabe neste blog, que vem complementar um site tão grande quanto a Rota Vicentina, que arrumámos nesta nova plataforma também para vos apresentar a informação relevante, limpa, prática, fiável e de fácil acesso.

Bem-vindos ao novo blog da Rota Vicentina! Esperamos poder contar convosco nesta caminhada.

Marta Cabral

Nasceu em Lisboa no ano de 1975. Na Associação Rota Vicentina assume o papel de Presidente da Direcção. Nos tempos livres, gosta de caminhar, andar de bicicleta, ler, yoga, silêncio e festas!

As nossas sugestões

30 Jan 2023 Aviso Viagens

Algo correu mal? Conte-nos tudo!

Partilhe connosco o problema que encontrou nos trilhos da Rota Vicentina.

Irene Nunes
04 Nov 2022 Artigo Estratégia & Sustentabilidade

Quer ajudar a Associação Rota Vicentina? Faça um donativo!

Pode ajudar a Rota Vicentina com o seu tempo, de forma pontual ou contínua, ou com um contributo financeiro, através de um donativo.

25 Out 2022 Artigo Viagens

Onde comprar mapas e guias da Rota Vicentina?

Está a planear a sua caminhada no Trilho dos Pescadores ou no Caminho Histórico? Saiba onde encontrar os mapas e guias de campo oficiais da Rota Vicentin[...]

10 Out 2022 Aviso Viagens

Aviso aos caminhantes: corte de árvores em S.Martinho das Amoreiras

Há um corte de árvores que dificulta passagem no Percurso Circular S. Martinho das Amoreiras.

Irene Nunes
04 Out 2022 Clipping Viagens

Rota Vicentina no jornal britânico The Guardian

Jornal britânico “The Guardian” destaca Rota Vicentina como um dos melhores destinos de caminhada na Europa.

Beatriz Silvestre
05 Ago 2022 Artigo Comunidade

Na Agenda Rota Vicentina, cabe tudo e mais um par de botas!

A Agenda da Rota Vicentina celebrou 2 anos e neste artigo mostramos tudo o que nela cabe! Spoiler: é mesmo tudo e mais um par de botas!

Delphine Attali

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
01 Abr 2022 Editorial Estratégia & Sustentabilidade

A Mesa ID

7 minutos de leitura Clique para continuar a ler