Bem-vindos ao novo Blog da Rota Vicentina!
2 minutos de leituraEditorial de Abril
Não existe “sustentabilidade” sem liberdade. Não existe “sustentabilidade” sem identidade, resiliência e criatividade. Não existe “sustentabilidade” sem ética e afectividade, conhecimento e reflexão, economia local e cidadania. Se não podemos formar um sistema realmente sustentável, queremos caminhar nesse sentido a passos muito largos. Queremos e podemos.
Na era do Big Data, menos é definitivamente mais. A Rota Vicentina não é apenas uma rede de trilhos ou sequer um destino, uma Associação ou um projecto de turismo comunitário e sustentável. A Rota Vicentina é um sistema de comunicação integrada entre residentes, visitantes, governantes e especialistas, que procura provocar pequenas tensões, que por sua vez estimulem a procura concertada de caminhos que melhor respondam aos vários desafios. Tarefa difícil, mas possível com o contributo de todos.
É nesse sentido que chega este blog. Queremos em primeiro lugar enxugar o mar de informação sobre a Rota Vicentina que encontramos pela web afora.
Por um lado, reconhecemos a importância de reunir informações e opiniões independentes, e queremos trazer esse conteúdo à ribalta “oficial”, permitindo-nos reforçar, discordar, acrescentar, corrigir ou simplesmente actualizar.
Por outro lado, queremos cimentar um espaço para – enquanto sistema vivo e multifacetado – criarmos conteúdo relevante de informação, reflexão, diálogo e inspiração.
Fazemo-lo por esta região, pela sua comunidade, pelos turistas e operadores, mas também pela própria equipa que procura gerir a Rota Vicentina. Somos profissionais e cidadãos atentos e interessados, e queremos abrir mais esta janela para o mundo.
Artigos, crónicas e opinião, entrevistas, podcasts, lives ou comunicados, tudo cabe neste blog, que vem complementar um site tão grande quanto a Rota Vicentina, que arrumámos nesta nova plataforma também para vos apresentar a informação relevante, limpa, prática, fiável e de fácil acesso.
Bem-vindos ao novo blog da Rota Vicentina! Esperamos poder contar convosco nesta caminhada.
Nasceu em Lisboa no ano de 1975. Na Associação Rota Vicentina assume o papel de Presidente da Direcção. Nos tempos livres, gosta de caminhar, andar de bicicleta, ler, yoga, silêncio e festas!