Bem-vindos ao novo Blog da Rota Vicentina!

2 minutos de leitura

Editorial de Abril

Não existe “sustentabilidade” sem liberdade. Não existe “sustentabilidade” sem identidade, resiliência e criatividade. Não existe “sustentabilidade” sem ética e afectividade, conhecimento e reflexão, economia local e cidadania. Se não podemos formar um sistema realmente sustentável, queremos caminhar nesse sentido a passos muito largos. Queremos e podemos.

Na era do Big Data, menos é definitivamente mais. A Rota Vicentina não é apenas uma rede de trilhos ou sequer um destino, uma Associação ou um projecto de turismo comunitário e sustentável. A Rota Vicentina é um sistema de comunicação integrada entre residentes, visitantes, governantes e especialistas, que procura provocar pequenas tensões, que por sua vez estimulem a procura concertada de caminhos que melhor respondam aos vários desafios. Tarefa difícil, mas possível com o contributo de todos.

É nesse sentido que chega este blog. Queremos em primeiro lugar enxugar o mar de informação sobre a Rota Vicentina que encontramos pela web afora.

Por um lado, reconhecemos a importância de reunir informações e opiniões independentes, e queremos trazer esse conteúdo à ribalta “oficial”, permitindo-nos reforçar, discordar, acrescentar, corrigir ou simplesmente actualizar.

Por outro lado, queremos cimentar um espaço para – enquanto sistema vivo e multifacetado – criarmos conteúdo relevante de informação, reflexão, diálogo e inspiração.

Fazemo-lo por esta região, pela sua comunidade, pelos turistas e operadores, mas também pela própria equipa que procura gerir a Rota Vicentina. Somos profissionais e cidadãos atentos e interessados, e queremos abrir mais esta janela para o mundo.

Artigos, crónicas e opinião, entrevistas, podcasts, lives ou comunicados, tudo cabe neste blog, que vem complementar um site tão grande quanto a Rota Vicentina, que arrumámos nesta nova plataforma também para vos apresentar a informação relevante, limpa, prática, fiável e de fácil acesso.

Bem-vindos ao novo blog da Rota Vicentina! Esperamos poder contar convosco nesta caminhada.

Marta Cabral

Nasceu em Lisboa no ano de 1975. Na Associação Rota Vicentina assume o papel de Presidente da Direcção. Nos tempos livres, gosta de caminhar, andar de bicicleta, ler, yoga, silêncio e festas!

As nossas sugestões

27 Fev 2024 Artigo Comunidade

O encontro UBUNTU

O termo Ubuntu, de origem sul-africana, encarna a essência da comunidade e da cooperação, como sugere sua tradução literal: "Eu sou porque nós somos"[...]

Nina Leroy
05 Jan 2024 Artigo Gestão & Manutenção

Queres ser um cidadão-cientista?

A Rota Vicentina está no iNaturalist! E tu, também queres ser um cidadão-cientista?

Leonor Pires
13 Out 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Marcações dos Caminhos de Santiago e outros percursos coincidentes com a Rota Vicentina

Atenção caminhantes: diversidade de trilhos (e de sinaléticas) na zona de Porto Covo e Cercal do Alentejo.

Irene Nunes
18 Ago 2023 Aviso Gestão & Manutenção

Incêndio nos trilhos da Rota Vicentina

Trilhos da Rota Vicentina na zonas de S. Teotónio, Odeceixe e Bordeira afetados pelos incêndios de Agosto 2023

Irene Nunes
24 Jun 2023 Notícia Comunidade

Associação Rota Vicentina tem nova morada!

Agora, pode visitar-nos numa nova morada: Avenida Teófilo da Trindade N.º6 – Odemira (em frente ao jardim dos baloiços).

Beatriz Silvestre
16 Mai 2023 Aviso Comunidade

Nova marcação na etapa Luz » Lagos, do Trilho dos Pescadores

Nova marcação Trilho dos Pescadores, na etapa Luz » Lagos.

Irene Nunes

Subscreva à nossa newsletter

Continue a fazer scroll para ver o próximo artigo
01 Abr 2022 Editorial Estratégia & Sustentabilidade

A Mesa ID

7 minutos de leitura Clique para continuar a ler