Na Rota Vicentina, esta temporada é sinónimo de regresso, não à escola, ao trabalho e às rotinas mas aos trilhos. O Outono marca oficialmente esta nova época, a pé ou de bicicleta são muitas as propostas para (re)descobrir a Costa Alentejana e Vicentina com a chegada da nova estação.
Festival de Observação de Aves e Actividades de Natureza
De 1 a 5 de Outubro, a Rota Vicentina migra até Sagres um evento organizado pelo Município de Vila do Bispo, a Associação Almargem e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).
Para sacudir o pó às botas, o programa arranca com duas caminhadas no Trilho dos Pescadores e no Caminho Histórico, onde além de conhecer as etapas mais desafiadoras da Rota Vicentina, será possível ajudar a cuidar dos trilhos, repintar as marcas e limpar os lixos ao longo do caminho.
Para os amantes das bicicletas, haverá um passeio de 29 km, que alcança o ponto mais elevado da Costa Vicentina: a Torre d’Aspa.
Mas actividades da Rota Vicentina neste evento continuam:
Um workshop sobre “Como cuidar dos Trilhos Pedestres?”, uma caminhada de sensibilização ambiental “Nativas vs. Invasoras” e para quem ainda não viu uma exibição do documentário de natureza “A costa das Cegonhas – Retrato Natural do Sudoeste”.
E para quem quiser saber mais sobre o projecto e a Associação Rota Vicentina, haverá nova edição d’ “A Rota Mais Próxima”. Esclarecer dúvidas, apresentar questões ou sugestões, descobrir os materiais da Rota Vicentina ou até conhecer alguns membros da equipa, este será o momento!
Caminhadas de manutenção e voluntariado
Para além destas actividades, em Outubro há mais caminhadas nos Percursos Circulares de Odeceixe-ao-Mar e Arrozais de Campilhas, guiadas pelos respectivos padrinhos. Esta é uma boa oportunidade para pôr um pezinho nos trilhos e as mãos na massa!
Passada a azáfama do verão, um clima mais ameno, praias desafogadas e a hotelaria já em época baixa, não faltam bons pretextos para se aventurar. É só escolher como desfrutar da natureza: a caminhar, a pedalar, num passeio a cavalo ou numa esplanada.
A beleza selvagem da Rota Vicentina é agora, fora de época.
Nasceu em Odemira no Verão de 1994. É uma apaixonada por sorrisos, por animais e pelas gentes. Na equipa da Rota Vicentina é responsável de marketing e comunicação.